Publicado 30 de Setembro de 2014 - 10h04

O relaxamento é essencial para aliviar as tensões do dia a dia

Divugação

O relaxamento é essencial para aliviar as tensões do dia a dia

Tensões e estresse tem feito cada vez mais parte da rotina do brasileiro. Com a rotina cada vez mais exaustiva e cheia de cobranças, sobra pouco tempo para deixar o cérebro relaxar. E um momento para o 'respiro' cerebral é de extrema importância para o bem-estar e até mesmo para a produtividade e criatividade no ambiente de trabalho. 

Baseado nessa rotina, separamos algumas técnicas simples, que podem ser executadas em pouquíssimo tempo, para que você consiga reencontrar seu equilíbrio e dar conta do processo sem chegar em casa cheia de preocupação e vazia de força. Vamos lá?

 

Por incrível que pareça, procedimentos simples são capazes de mudar seu dia a dia e recuperar sua sobriedade, evitando - ou cortando - os sintomas da ansiedade. Nestes procedimentos, ressaltamos as técnicas de respiração e concentração, que são capazes de deixar toda a euforia do momento de lado, e recuperar sua estabilidade. 

Você pode executar estes exercícios em sua própria sala, no banheiro ou ainda, segundo aconselha especialistas, em um lugar arborizado, para melhorar a qualidade da técnica, já que há mudança de ares. 

1. Feche os olhos por alguns segundos e respire fundo e devagar. Enquanto respira, sinta o ar enchendo seus pulmões e saindo pela boca. Foque toda sua atenção neste exercício, e liberte sua mente do conflito por um instante. 

2. Agora, eleve os braços para cima, fazendo exercícios de alongamento. Não se preocupe com o tempo. 10 segundos é suficiente. A grande questão aqui não é fazer séries, como na academia. Mas elevar seu espírito, através do seu corpo, como se estivesse espreguiçando, mandando a tensão embora. 

 

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3. Faça o mesmo procedimento com todas as partes do seu corpo. Alongue suas pernas, seus braços e gire seu corpo, de forma que toda sua estrutura fique 'alongada'. Aposte em movimentos circulares em regiões como pulsos, pescoço e ombros. 

4. Beba água. Pode ser um chá ou um suco. Mas preferencialmente água. 

 

Foto: Divugação.

Ouvir música, ler uma tirinha, acessar um site que gosta são fatores simples que descansam seu cérebro

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5.
Ates de voltar ao 'ponto anterior', dê uma distração a sua rotina. Leia um site que goste, uma tirinha de gibi ou ouça uma música. Todo mundo precisa desviar um pouco a atenção de algo, para que - na volta, ela esteja mais focada. 

 

6. Experimente parar para fazer um lanchinho. Nos momentos de ansiedade, a mastigação ajuda a relaxar alguns músculos do pescoço. No entanto, escolher o lanche certo é essencial para afastar a ansiedade e o estresse. Alimentos bastante práticos e fáceis de transportar, como castanhas e laranja, contém selênio e vitamina C, respectivamente. Esses dois nutrientes melhoraram o funcionamento do sistema nervoso, evitando a ansiedade.

 

Com estas técnicas simples, seu dia irá render mais e você ainda vai chegar em casa mais disposta e de bem com a vida, para se dedicar a família e amigos. 

Dica

A RAC possui um hotsite voltado exclusivamente para cursos de curta duração, que engloba várias áreas, inclusive a área de bem-estar. Se você pretende expandir seu conhecimento e buacar técnicas simples, como essas, mas que podem modificar seu dia a dia, sugerimos três cursos:

- Técnicas Posturais

- Massagem Relaxante

- Alongamento e Flexibilidade

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