Publicado 09 de Setembro de 2014 - 5h00

Por Katia Fonseca

Cena do filme de animação 'História Antes de Uma História', do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Divulgação

Cena do filme de animação 'História Antes de Uma História', do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

'História Antes de uma História', o primeiro longa-metragem do Núcleo de Animação de Campinas (Ncacampinas) participa do 12ª Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), que acontece na Rede Cinemark do Rio de Janeiro e Niterói este mês. Esta, que é considerada a principal mostra do gênero no País,tem Carla Camurati como diretora, ao lado de Carla Esmeralda.

 

O longa - valendo-se da metalinguagem - mostra o processo criativo do próprio cinema e animação. Como um desenho animado aprende a andar? O que acontece quando uma personagem é criada sem um coração? O que animar primeiro: um ovo ou uma galinha? “A dúvida é sempre o princípio de tudo”, diz Doutor K., o protagonista do filme. Em uma de suas jornadas, ele parte da inquietação criativa ao encontro de instrumentos e conhecimentos necessários para desenvolver suas ideias e sua linguagem através dos desenhos animados.

 

Com direção e roteiro de Wilson Lazaretti e produção de Maurício Squarisi, o longa mostra a criação de um novo universo, de um menino e uma menina 

inspirados pelas formas da maçã e da jabuticaba, que ao lado de outros personagens acompanharão Doutor K. numa sucessão de belas imagens em movimento. A produção conta com a participação especial da Orquestra Sinfônica da Unicamp e do grupo cênico-musical Último Tipo, com vozes de Elza Soares (Feiticeira), Ná Ozzetti (Folha Branca), Lora Brito (Melodia) e Adriana Giarolla Kayama (Kino Fada).

 

 

Escrito por:

Katia Fonseca