Publicado 07 de Setembro de 2014 - 8h28

Por Inaê Miranda

Piqueniques durante os aniversários unem alimentação e brincadeiras

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Piqueniques durante os aniversários unem alimentação e brincadeiras

As festas infantis deixaram de ser um motivo para abrir mão da alimentação equilibrada. Os salgadinhos fritos, bolos açucarados e refrigerantes podem dar lugar a um cardápio com comidas saudáveis, coloridas e divertidas.

 

Os sucos naturais, frutas, legumes, iogurtes, patês e salgados assados fazem parte da relação de alimentos levados à mesa, que deixam em segundo plano ou bem longe da festa os ingredientes com pouca contribuição nutricional.

 

Em Campinas e Região Metropolitana, os bufês têm buscado inspiração para oferecer aos pequenos um cardápio que encha os olhos sem deixar nada a dever à saúde. As dicas dos especialistas também valem para as festas feitas em casa.

A nutricionista do serviço de nutrição do Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas, Maria Camila Buarraj Gomes, afirma que as festas infantis são rotina na vida de quem tem crianças em casa e ressalta que é comum famílias que têm pelo menos uma festa por semana.

 

“Por isso, essa preocupação com o cardápio se torna importante tanto para prevenção do excesso de peso como também na contribuição para a formação de hábitos alimentares adequados para as crianças.”

 

Maria Camila afirma que é preciso ensinar a criança a associar a festa a um agradável momento de diversão e comemoração com os amigos e familiares e não de oportunidades de ingerir frituras e guloseimas que não fazer parte do dia a dia da alimentação delas.

A nutricionista explica que um cardápio equilibrado pode ser feito de duas maneiras, incluindo opções saudáveis ou preparando o que já é servido tradicionalmente de uma forma mais saudável.

 

“Pensando na inclusão de opções saudáveis, temos como exemplo para os pratos salgados palitinhos de cenoura e pepino (que podem ser acompanhados de um patê de ricota), milho cozido no palito, misto quente de queijo minas com peito de peru, lanche de hambúrguer caseiro com pão integral, pastel de forno. A pipoca, desde que preparada com pouco óleo, também é uma opção saudável que pode ser mantida no cardápio.”

cardápio, saudável, festa infantil, buffet, campinas Os refrigerantes dão lugar aos sucos naturais e, no lugar dos doces, Maria Camila afirma que podem ser oferecidas frutas variadas no palito ou cestinha, salada de frutas, maçãs ou uvas confeitadas no palito e potinhos de iogurte polvilhados com granulado comum ou colorido.

 

Também é possível manter bolos de chocolate, brigadeiros e beijinhos com a preocupação de prepará-los com ingredientes mais saudáveis, substituindo a farinha branca por farinha integral, o açúcar branco por açúcar mascavo, utilizar chocolate 100% cacau e coco fresco sem açúcar.

 

“Assim, também não deixamos a tradição das festas de lado, porém, servidas de uma forma mais saudável”, orienta.

A apresentação e montagem dos pratos, ressalta a nutricionista, é fundamental para chamar a atenção das crianças.

 

“Outro ponto interessante é separar um momento da festa para as crianças comerem, pois com tantas opções de diversão, as crianças acabam saindo das festas com fome. Fazer um piquenique, integrando o momento da alimentação com recreação é uma ótima ideia”, diz.

A dentista Ana Paula Manfredi Moreira buscou na festa de aniversário da filha, Anna Carolina, de 4 anos, oferecer um cardápio saudável para os convidados, com pipoca, nuggets assados, purê de batata.

 

No aniversário do filho mais velho, Thomas, na última semana, não foi diferente. A festa foi em um campo de futebol com os amigos.

 

O cardápio para os convidados incluiu torta de frango, salgadinhos assados e sanduíche de peito de peru com mussarela de búfala.

 

“Sou preocupada com a alimentação dos meus filhos e procuro oferecer sempre alimentos saudáveis, mas sem ser radical”, disse.

 

Fáceis e baratos

Alguns petiscos são fáceis e até mais baratos que a média do que os pais gastam em coxinhas e outras frituras, como ressalta a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa Meu Pratinho Saudável, ligado a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

 

Para os salgados, ela recomenda lanches de pão de forma integral com patê de atum e bauruzinhos assados com queijo, peito de peru e tomate.

 

“Esses itens podem agradar tanto crianças quanto adultos”, diz. Espetinho de frutas, taça de iogurte decorada com frutas, e crepes, são sugeridos pela médica como opções saudáveis, já que os crepes permitem recheios diferenciados e têm massa feita a partir de ovos e farinha de trigo ou a integral.

 

Alternativas saborosas

Muitos bufês em Campinas e região têm substituído a fritura e os doces por opções saborosas e nutritivas.

 

Fiorella Ranieri Ruponen, uma das proprietárias da casa de festas Estação Fiore, afirma que o espaço alternativo foge da linha padrão dos bufês, inclusive, em relação à alimentação.

 

“Nas festas infantis temos a opção, para os adultos, de assado, com vinagrete, saladinha, caldo de abóbora. Para criança, temos espiga de milho no palito, nuggets assado, pão de queijo, mini-hambúrger caseiro com purê, pipoca. A única fritura que temos é batata frita”, lista.

Apesar da procura ainda ser considerada baixa, Regina Stela Naccarato de Camargo, proprietária do bufê Hullaballoo, conta que busca incluir opções mais saudáveis. O suco natural de frutas e sem açúcar é uma delas.

 

“É uma proposta que vem mudando aos poucos. O suco da fruta, por exemplo, está saindo bastante, mais do que o refrigerante”, observou.

 

A chefe de cozinha Larissa Pedretti também tem atendido à demanda dos pais e cortado salgados.

 

“Noto que tem aumentado a demanda de pais que pedem algo nutritivo e saudável nos aniversários. Na última semana, recebi duas encomendas de lanches naturais para festa infantil. Procuro fazer os recheios de patês caseiros de atum, frango, ricota com espinafre e deixar o cardápio mais colorido e divertido possível”, conta.

Escrito por:

Inaê Miranda