Publicado 08 de Setembro de 2014 - 20h18

Caminhões trabalham em trecho da Avenida Mackenzie: asfalto já pode ser visto

Divulgação

Caminhões trabalham em trecho da Avenida Mackenzie: asfalto já pode ser visto

A falta de chuvas na região contribuiu para acelerar as obras de prolongamento da Avenida Mackenzie, que liga a Rodovia D. Pedro a Sousas, e a maior parte do trajeto já está asfaltada. Com o tempo chuvoso, o trabalho teria de ser interrompido.

 

O projeto foi dividido em três etapas: terraplanagem, implantação do sistema de drenagem e asfaltamento.

 

A primeira foi concluída e a segunda e terceira estão em execução.

 

 

A previsão é que as obras terminem até o final deste ano. O prazo inicial de entrega estava marcado para o segundo semestre de 2015.

 

Quando finalizado, o prolongamento irá criar uma alternativa de trânsito ao distrito de Sousas, além da Rodovia Heitor Penteado que é usada atualmente.

 

O investimento previsto de R$ 62 milhões é realizado pelas empresas Rossi, Grupo Garnero e THCM.

Em abril, a estiagem já havia acelerado o serviço de terraplanagem no canteiro. Além do nivelamento da via, a vegetação do entorno foi retirada no início do ano.

 

Em maio começou a colocação das guias, sarjetas e asfalto.

 

Os motoristas que trafegam pela Rodovia D. Pedro I já podem ver a colocação da massa asfáltica, mas no trecho que pode ser visto da rodovia ainda está sendo feito o sistema de drenagem e a colocação de sarjetas.

 

O trecho mais avançado está na chegada a Sousas. A nova avenida ligará a Rodovia D. Pedro I, nas proximidades do Shopping Iguatemi, ao distrito.

 

Meio ambiente

 

O diretor-executivo da Entreverdes Urbanismo - grupo ligado à Rossi -, Valdemar Gargantini Júnior, disse que toda a construção é acompanhada por uma equipe de profissionais e empresas especializadas que foram contratadas para monitorar a fauna e a flora da região. 

 

"Como a Avenida Mackenzie está inserida em uma APA (Área de Preservação Ambiental), foi feito um EIA-Rima (Estudo de Relatório e Impacto Ambiental) para a avenida, reforçando, desta forma, o nosso compromisso com todas as questões ambientais para execução da obra" , disse o executivo.

 

Os profissionais que atuam na obra receberam um material de educação ambiental desenvolvido pelas empresas.

 

Além de cumprir as exigências do Plano de Gestão da APA de Sousas, que contempla a conservação do patrimônio natural, cultural e de outras características da região de Joaquim Egídio e dos bairros rurais Carlos Gomes, Jd. Monte Belo e Gargantilha, todo o trecho da expansão ganhará mais de 9,5 mil mudas de espécies nativas e a criação de três corredores de fauna.

Projeto

A avenida terá duas pistas, ida e volta, com um canteiro central. Cada sentido terá 9 metros de largura e três faixas de rolamento. Também haverá calçamento nos dois sentidos para uso de pedestres e instalação de pontos de ônibus.

 

Será implementada uma ciclovia no canteiro central - para uso de ciclistas mesmo com trânsito aberto - com 6,5 quilômetros, que contará com iluminação apropriada e sinalização de trânsito.

 

Segundo as empresas responsáveis pela obra, a Avenida Mackenzie foi projetada para ser a mais moderna via de Campinas e terá monitoramento 24 horas por central de segurança.

A via passará por áreas doadas pela Brasilinvest, Sol Invest, Toscana, Trombeta e Rossi. A obra foi iniciada atrás da loja Leroy Merlin e segue até se encontrar com a Rua Mario Garnero.

 

Esse investimento faz parte de um termo de compromisso assinado com os empresários para garantir a execução de novos projetos na região de Sousas, atendendo ainda o plano diretor de Campinas.

A extensão da avenida é uma diretriz viária prevista no plano local de gestão (PLG) da Macrozona 8, que ainda não foi aprovado.

 

O eixo Alphaville-Gramado está dentro dessa macrozona, cujo plano de gestão prevê o baixo adensamento populacional, com a proibição de prédios residenciais.

 

Essa região representa 4% da área total de Campinas e é formada em sua maioria por glebas não parceladas e com forte presença de condomínios residenciais.

 

Com a extensão da avenida, novas linhas de ônibus coletivo devem ser criadas, proporcionando mais comodidade aos usuários do transporte público de Sousas e região.

 

Hoje, ele é feito apenas por um único acesso, o corredor da Heitor Penteado-Mário Garnero. Atualmente, o volume diário de veículos na Via Expressa Heitor Penteado, próximo ao Trevo, é de 50 mil nos dois sentidos.