Publicado 06 de Setembro de 2014 - 9h33

Crianças em escola municipal no Jardim Amanda 1: boletim virtual

Divulgação

Crianças em escola municipal no Jardim Amanda 1: boletim virtual

A partir da semana que vem, os pais ou responsáveis dos alunos da rede municipal de ensino de Campinas poderão acompanhar o desempenho dos filhos na escola pela internet, através do boletim escolar eletrônico, que será disponibilizado no site da Prefeitura.

 

A ferramenta virtual foi lançada ontem pela Secretaria Municipal de Educação e irá beneficiar cerca de 50 mil alunos matriculados na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

“Essa era uma questão que já era estudada há anos. Mas a atual gestão tem feito várias ações no sentido de dar publicidade ao trabalho da secretaria como um todo, e essa é apenas uma delas”, disse o diretor pedagógico da pasta, Júlio Antonio Moreto.

O principal objetivo do serviço eletrônico é facilitar o acompanhamento das atividades dos filhos na escola. “Eles não vão mais precisar esperar as reuniões e vão poder acessar de qualquer lugar.”

A implementação do sistema será feita por etapas. Neste primeiro momento, terão acesso os pais dos alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, um total de 8,7 mil estudante.

 

Serão disponibilizadas a frequência das crianças e o conceito final do aluno no trimestre (entre regular, satisfatório, bom e ótimo).

Desempenho

Os pais dos estudantes do 1° ao 5° ano, 10,2 mil alunos, terão acesso à avaliação descritiva, que mostra quais os pontos fortes da criança e os conhecimentos adquiridos. O boletim será atualizado a cada três meses.

“Os pais poderão saber as matérias que os filhos estão com mais dificuldade. Também vai permitir que eles se programem para participar das atividades escolares”, informou Moreto, sobre a divulgação do calendário escolar com a agenda de eventos, que também será disponibilizado online.

Para a Educação Infantil, que hoje conta com 31,9 mil alunos matriculados, o sistema começa a operar a partir do ano que vem, junto com o início do ano letivo.

Os pais saberão quais os trabalhos pedagógicos realizados e o que os filhos estão aprendendo em sala de aula.

“Tudo o que a gente puder publicizar para a comunidade, vamos fazer. A gente entende que a comunidade tem direito de acessar as informações sobre a nossa pasta”, disse.

O diretor pedagógico lembrou que, apesar da facilidade em saber o desempenho do filho sem precisar ir à escola, as reuniões presenciais de pais serão mantidas.

 

“Vamos manter esse trabalho, continuar chamando os pais na escola quando necessário. O boletim será apenas mais uma ferramenta.”

 

O boletim virtual foi desenvolvido pela Informática dos Municípios Associados (IMA) e pode ser acessado por meio de smartphones, tablets e computadores convencionais. A iniciativa surgiu por meio da lei municipal, de autoria do vereador Pastor Elias Azevedo (PSB).

Acesso fácil

 

Para acessar a ferramenta será preciso entrar na página da Secretaria de Educação, disponível no site da Prefeitura: www.campinas.sp.gov.br

 

Apenas os pais ou responsáveis poderão ter acesso. Eles precisam procurar a escola onde o estudante está matriculado, fazer um cadastro e retirar uma senha exclusiva de acesso.

Veja também