Publicado 08 de Setembro de 2014 - 5h00

Colaboração: José Carlos Nery

A Rede CNT, que já havia demitido cerca de 100 pessoas porque praticamente se vendeu para a Igreja Universal, voltou à carga na última semana.

Mais 10 funcionários foram dispensados em São Paulo, até a última quarta-feira, incluindo o seu diretor de jornalismo, Domingos Trevizan. Sobrou o suficiente apenas para apagar as luzes no reformado e agora inoperante prédio da Alameda Santos.

O mercado de trabalho para quem estuda ou trabalha neste meio, caminha a passos largos para a sua completa destruição, graças à irresponsabilidade das autoridades. A ocupação religiosa nas emissoras de rádio e televisão é, a cada dia, mais impressionante, sob as vistas grossas daqueles que não têm o menor interesse em mexer com isso.

Uma situação profundamente lamentável, onde se verifica apenas a preocupação em aumentar o número de votos, não importando a que preço e no que isto poderá significar para os profissionais da área como um todo. Estão tirando o pão dos trabalhadores.

A CNT é só mais caso entre outros tantos já existentes e que não será o último. Esta é uma transgressão que só interessa ao meio político, graças à força que representa nas urnas.

TV Tudo

A propósito de tudo...

Até pode ser que as coisas se modifiquem imediatamente, já a partir de hoje, mas está difícil recordar outra fase maré mansa na TV como a dos dias atuais.

Parece que está todo mundo fingindo de morto, na expectativa do que nos reserva o amanhã. Até mesmo as trocas de canais, que sempre sacudiram o mercado, não estão mais acontecendo.

O plano é esse

O desejo da Record é estrear o programa de entrevistas do Marcelo Rezende bem no começo do ano que vem.

E, inicialmente, levar ao ar três vezes por semana. O problema é como acomodar com o que já existe, caso, por exemplo, do “Roberto Justus Mais” de características parecidas.

Vez da comunidade – 1

Deve-se entender como absolutamente natural o fato da Globo, interessada em ampliar cada vez mais a abrangência das suas novelas, instalar núcleos nas principais comunidades.

A exemplo de outras, “Caminho das Índias”, por exemplo, “Babilônia”, do Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e “Favela Chique”, do João Emanuel Carneiro também serão assim. E uma na sequência da outra.

Vez da comunidade – 2

Da mesma forma que Alcides Nogueira e Mário Teixeira, já de algum tempo, têm trabalhado no desenvolvimento de “Lady Marizete”, com ponto de partida na favela de Paraisópolis, em São Paulo.

Novela na fila das 19 horas.

Na pista de cada um

A Record destacou três dos seus principais repórteres, Christina Lemos, Luiz Fara Monteiro e Natália Leite, para acompanharem os candidatos Dilma, Marina e Aécio, respectivamente.

Será um trabalho em tempo integral, até o fim da eleição.

Uma pena

O “Histórias do Esporte”, que o Roberto Salim tocou durante muitos anos na Espn Brasil, deixou de ser produzido.

Está na história como um dos programas de reportagem esportiva mais premiados da televisão brasileira.

Acontece que...

Os canais Espn passaram a priorizar o ao vivo, tanto nas transmissões como nos seus programas. Há o desejo de colocar o assinante em contato direto com o que acontece naquele momento.

Reduzir o gravado.

O importante é que...

O Salim e toda a equipe foram mantidos. Experiências realizadas apontaram que as matérias produzidas por eles vinham alcançando mais repercussão no “Bate Bola” e “Sportscenter”, do que no próprio programa. Daí a decisão.

Pelo alto

A minissérie política “Plano Alto”, com estreia dia 30 na Record, também recorreu ao uso de novas tecnologias durante as suas gravações.

O diretor Ivan Zettel pode contar com a utilização de um drone para captação de imagem de uma das manifestações que serão mostradas na história. .

No destaque, o cenário foi a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, uma de suas locações.

Crédito: Michel Ângelo / Rede Record

Curso de TV

A partir desta semana, Julio Cesar Fernandes, coordenador da TV Globo SP, vai ministrar um curso sobre a história da TV e da telenovela brasileira no Museu da Imagem e do Som.

O diretor Cao Hamburguer e a atriz Vida Alves serão alguns dos participantes.

Canal 1Divulgação

Várias artistas da Globo foram convocados para trabalhar na promoção do “Corujão”, que hoje estreia novos logo e vinhetas, além da interatividade na sexta-feira.

Marina Ruy Barbosa entre eles (foto).

 

Jornalismo

Valentina Menezes deixou a direção do escritório da Rede TV! em Brasília.

Ja a partir desta semana ela irá assumir a chefia de redação da Record – Rio de Janeiro.

Bate – Rebate

· Daniele Suzuki, na paralela de “Malhação”, começa a explorar mais seu lado diretora, depois de fazer um curso em Nova York...

· ... Agora, em parceria com Tadeo Saldanha, ela tem dirigindo alguns vídeos de música, com registros de ensaios, para o ator e cantor Thiago Martins.

· Depois de uns dias no spa da Miriam Abicair, Willian Bonner retoma hoje seu lugar na bancada do “JN”.

· “Amor à vida” está bombando em Portugal e o sucesso do Mateus Solano é o mesmo daqui. Só se fala no Félix....

· Focado nos ensaios do espetáculo “Selfie”, e como ele, Mateus, não pode deixar o Rio agora...

· ... Uma equipe da TV SIC se encarregou de vir ao Brasil fazer uma gravação especial da sua vida e carreira.

· Dentro de duas semanas, passada a fase de ajuste dos estúdios, a Fox deverá começar a gravar pilotos dos programas de Benjamin Back e Paulo Bonfá...

· ... As datas de estreias ainda não foram fixadas.

· Ainda da Fox, em breve também entrará em pauta a contratação de vários comentaristas, dos mais variados segmentos esportivos...

· ... Isto em função do trabalho de cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que já começa a ser planificado.

C´est fini

A Record vai anunciar, de forma oficial, os nomes de pelo menos três participantes da “Fazenda” na coletiva de quarta-feira.

Finalmente caiu a ficha que este pode ser um viés importante para a divulgação do programa. É uma maneira bem interessante de começar a fazer barulho.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!