Publicado 08 de Setembro de 2014 - 5h00

A Mostra Livre de Curta Metragens é um festival audiovisual que desde 2011

Divulgação

A Mostra Livre de Curta Metragens é um festival audiovisual que desde 2011

A cidade de Cordeirópolis receberá, no próximo dia 13 de setembro, a Mostra Livre de Curta Metragens que está passando por diversas cidades do estado de São Paulo. Ao todo serão exibidos seis curtas de novos diretores que estão se destacando em diferentes gêneros cinematográficos. O evento será no Salão Social Maria de Lurdes Arrais e terá a entrada gratuita.

A Mostra Livre de Curta Metragens é um festival audiovisual que desde 2011 vem privilegiando a exibição de filmes de curta metragens. O Festival tem exibido em sua programação uma seleção dos mais significativos filmes em formato curta metragem, entre produções nacionais e internacionais independentes. “Em 2014, a Mostra Livre será exibida em cerca de 20 cidades do interior de São Paulo e Cordeirópolis foi uma das escolhidas para sediar o evento” destacou o Secretário Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, Marco Antonio Jardini.

Durante o evento serão exibidos os curtas A Fábrica - Ally Muritiba, Dasein - Roberto Machado e Ramirez Ballotta, Filme para Poeta Cego - Gustavo Vinagre,Manu Baunilha, Bia Chocolate - Evandro Scorsin, Marina não vai para a praia - Cassio Pereira dos Santos e O Perfil de Jonas Aquino - Henrique Moreira.

A Mostra Livre de Curta Metragens será no dia 13 de setembro, no Salão Social Maria de Lurdes Arrais, em frente a Praça da Matriz. A entrada é gratuita.

Saiba mais

Curta-metragem, ou simplesmente curta, é o nome que se dá a um filme de pequena duração. O Dicionário Houaiss define curta-metragem como "filme com duração de até 30 minutos, de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária, geralmente exibido como complemento de um programa cinematográfico".

O termo inglês equivalente a curta-metragem ("short film") começou a ser utilizado nos Estados Unidos na década de 1910, quando boa parte dos filmes começava a ter durações cada vez maiores. O gênero que é mais utilizado em formato de curta-metragem foram as animações. Ainda hoje há muitos filmes com ação ao vivo e de animação produzidos como curta-metragem.