Publicado 30 de Julho de 2014 - 14h32


Divulgação

A nova edição do estudo Hotel Price Index (HPI), produzida pela Hoteis.com, mostra que destinos sul-americanos cresceram na preferência dos viajantes brasileiros. Montevidéu, Buenos Aires, na Argentina, e Santiago, no Chile, registraram melhoras expressivas em suas posições no ranking de destinos mais visitados por brasileiros no primeiro semestre de 2014, comparado ao mesmo período de 2013. 

A capital uruguaia subiu cinco posições, de 18º para 13º lugar, enquanto as representantes argentina e chilena subiram uma. Buenos Aires ainda superou Miami e ocupa a terceira colocação e Santiago ultrapassou Londres, arrebatando o sétimo posto.

Por outro lado, a lista ainda aponta os Estados Unidos como principal destino internacional dos viajantes brasileiros. Na lista das 20 cidades mais visitadas no exterior, oito são americanas. Orlando encabeça o ranking, com Nova York em segundo e Miami em quarto lugar. Outros locais ranqueados foram Las Vegas (6º), Lake Buena Vista (9º), Los Angeles (11º), San Francisco (14º) e Fort Lauderdale (18º).

Europa com ligeira alta, enquanto Caribe perde força

Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a Europa também registrou melhora, porém mais sutil do que na América do Sul. Por exemplo, Paris tirou Las Vegas do top cinco, enquanto Lisboa (12º) e Madri (17º) subiram três posições. Por outro lado, a região do Caribe parece ter perdido a preferência dos viajantes, com os resorts de Cancún (15º) e Punta Cana (19º) perdendo quatro e cinco posições, respectivamente.

“Os Estados Unidos seguem como referência tanto pela proximidade e o apelo das compras. No entanto, por conta da variação da taxa cambial, destinos vizinhos, como Buenos Aires e Santiago, acabaram se tornando opções interessantes para os brasileiros”, pontua Juan Pasquel, diretor de Marketing da Hoteis.com para América Latina.