Publicado 03 de Maio de 2014 - 5h00

Por Da redação

Ogun na cultura Yoruba representa metal, agricultura, tecnologia e medicina

Divulgação

Ogun na cultura Yoruba representa metal, agricultura, tecnologia e medicina

Pelo segundo ano consecutivo, o Shopping Rio Claro recebe a Exposição Cultural Ogun e suas Origens, que começa neste sábado (3), às 19h45, no Espaço Cultural, que terá atividades culturais e folclóricas durante todo o mês. A mostra prossegue até o dia 24 de maio e a visitação é gratuita.

Ogun na cultura Yoruba, oriunda da Nigéria, representa o metal, a agricultura, a tecnologia e a medicina.

 

No sincretismo religioso, Ogun é São Jorge.

 

A exposição terá esculturas nigerianas, roupas tracionais africanas, objetos sagrados ligados à cultura Yoruba, fotos da cultura nigeriana e a participação de sacerdotes representantes da Nigéria, que estão em Rio Claro para divulgar a cultura de Ogun e demais orixás.

Após a abertura da exposição, às 20h30, haverá o desfile A influência da África na Moda Brasileira, com modelos profissionais de São Paulo, na Praça de Alimentação.

 

Além da exposição, ocorrerão diversos eventos semanais, como palestras sobre os aspectos culturais e a influência da cultura africana no Brasil, apresentação folclórica de Congada São Benedito, entre outros destaques.

 O projeto cultural que criou a exposição teve início a partir da Lei Municipal no 4.468, idealizada pelo vereador Geraldo Luis De Moraes (Geraldo Voluntário), e aprovado pela Câmara Municipal em 2013.

 

O texto instituiu no calendário municipal de Rio Claro o Dia do Ogun, comemorado em 23 de abril, propositura inédita na região e instituída no município de Araraquara no mesmo ano.

O gerente-geral do Shopping Rio Claro, André Bueno Fioravante, afirma que a exposição é uma homenagem à cultura negra e à sua grande contribuição ao país a partir da herança dos povos africanos.

A exposição ficará aberta de 3 a 24 de maio, no Espaço Cultural, ao lado da Livraria Rio Claro.

PROGRAMAÇÃO

3 de maio (sábado)

19h45: inauguração da exposição e coquetel com presença de autoridades.

20h30: desfile A influência da África na Moda Brasileira, com modelos profissionais, na Praça de Alimentação do Shopping.

7 de maio (quarta-feira)

20h: palestra da advogada Damaris, no salão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

11 de maio (domingo)

Das 13h às 17h: homenagem ao Dia das Mães com as cantoras Vera Lúcia e Luciene, na Praça de Alimentação do Shopping.

17 de maio (sábado)

20h: Festa do Ogun Templo de Ubanda Vovô Serafim e Ogum três espadas (Avenida 12, 2.248 – Jd. São Paulo).

18 de maio (domingo)

15h30: congada com o mestre Ariovaldo, pioneiro nessa arte folclórica em Rio Claro e região, na Praça de Alimentação do Shopping.

24 de maio (sábado)

20h: encerramento com a Banda Odoya, na Praça de Alimentação do Shopping.

Escrito por:

Da redação