Publicado 02 de Maio de 2014 - 10h35

Por France Press

Misseis são disparados a partir da costa da Coreia do Norte

France Press

Misseis são disparados a partir da costa da Coreia do Norte

Novas imagens de satélite mostram que a Coreia do Norte testa a propulsão de um míssil balístico intercontinental (ICBM), indicou nesta sexta-feira (2) um instituto americano, em um contexto de tensão com a iminência de um novo teste nuclear norte-coreano. De acordo com o instituto de estudos coreanos da universidade John Hopkins, Pyongyang realizou um "ou talvez vários" testes do que é, provavelmente, o primeiro andar de um míssil ICBM KN-08 montado em um lançador móvel.

Um total de três séries de testes do motor KN-08 para o primeiro e talvez o segundo andar foram identificadas desde meados de março de 2013, indicou o instituto em seu site "38 north".

"Logicamente, a próxima etapa do desenvolvimento técnico do míssil será um disparo de teste", estimou.

A Coreia do Norte conseguiu colocar em órbita um satélite em dezembro de 2012, com o lançamento bem-sucedido de um foguete Unha-3.

A comunidade internacional considerou o lançamento um teste de míssil balístico e o Conselho de Segurança da ONU aprovou novas sanções contra o regime norte-coreano.

A Coreia do Norte realizou dois meses mais tarde o seu terceiro teste nuclear.

Recentemente, o regime multiplicou seus disparos de testes no mar e parece pronto para fazer o seu quarto teste nuclear, como sugerem imagens de satélite que revelaram uma intensa atividade em sua principal base nuclear de Punggye-ri.

Pyongyang afirma que seu programa espacial é puramente científico. Já Seul e seus aliados, especialmente os Estados Unidos, acusam o regime norte-coreano de desenvolver mísseis intercontinentais.

 

Veja também

Escrito por:

France Press