Publicado 04 de Maio de 2014 - 5h00

Dengue 1

Alcides de Souza

Aposentado, Campinas

O mosquito da dengue está aumentando em Campinas e nas regiões vizinhas e gerando muita procura de pessoas afetadas nos pronto-socorros. É sabido que existe a cadeia alimentar na fauna(...), e árvores frutíferas para cada espécie, mas com a urbanização e desmatamento, não se vê mais pássaros como antigamente, que ajuda no equilíbrio. (....)

Dengue 2

 

João Bento

Rep. com. autônomo, Campinas

Surto da dengue em Campinas e região, crise híbrida, escasseando água em todo o Estado de São Paulo, são problemas que seriam evitados ou amenizados se nossos governos tivessem tomados medidas preventivas em ambos os casos. No caso específico da dengue, faltou ação do Poder Público no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da terrível doença, atacando focos criadouros e alertando a população para o iminente perigo. Já em relação à crise híbrida, faltou visão do governo estadual em antecipar medidas que poderiam amenizar a escassez do precioso líquido nos momentos de estiagens. Precisamos, no entanto, continuar fazendo a lição de casa, eliminando todo e qualquer criadouro do mosquito, e ao mesmo tempo, continuar economizando água no consumo doméstico, contribuindo assim para evitar um possível colapso.

 

Dengue 3

 

Lazaro de Souza

Aposentado, Campinas

Quem os conhece pode fazer comparação sem medo de errar. Na luta contra o mosquito da dengue, quem pode mais, o homem ou o mosquito da dengue? Duas pessoas lançaram-se na luta contra o mosquito portador da dengue: Jonas, o filho de Amati, que segundo a Bíblia, dizia: “levanta-te e vai a luta”; e (…) o secretário da Saúde, dr. Carmino Antonio. Eu sei que tu és um batalhador paciente, que luta por uma causa humana. De um lado, Jonas, o filho de Amati, um seguidor de Jesus, de outro, Carmino Antonio, a imagem do sanitarista Pasteur. Ambos lutando juntos, com a certeza de que irão controlar o mosquito da dengue. Se Deus quiser, vamos superar a epidemia na região.

PSDB

 

Adilson Roberto Gonçalves

Pesquisador científico, Lorena

Longe de mim polemizar com o deputado Carlos Sampaio, que possui todos os meios para expressar sua opinião, mas em sua carta no Correio do Leitor de 29/4, fica claro que quem está comprometido com os ditames de um partido é ele, como teria de ser, ao não reconhecer os méritos sociais do que vem sendo feito no País. Porém, fiquei intrigado com os sofismas da tese defendida pelo nobre deputado, já que leio (e escrevo) diuturnamente, acompanho o noticiário não apenas por tv, mas também por todas as mídias eletrônicas e não sou vinculado a partidos políticos. Talvez eu esteja olhando demais para o que realmente está acontecendo com as pessoas e não para o retrato que fazem delas.

PSB

 

Wagner Paranhos

Microempresário, Campinas

Lamentável a escolha do candidato a deputado estadual pelo PSB. O advogado Élcio Batista, candidato rejeitado, foi bastante combativo como vereador. Fala bem o português e não veste camiseta, chinelão e bermuda em reuniões oficiais.

Água

 

Nelson Luiz Neves Barbosa

Eng.-agrônomo, Campinas

Na carta de 29/4, Aline Pavia ataca e culpa o governo do PSDB de SP na gestão hídrica. De fato, a culpa do governo cabe em parte, pois aceitou a gestão e assessoramento que órgãos daqui da Bacia PCJ fizeram erradamente. Passaram ao governo que a prioridade era só tratamento de esgotos, (só qualidade de água) e foram atendidos sim, recebendo vultuosos recursos do governo. Erraram ao ignorarem e desprezarem a variável “quantidade de água”, que deveria fazer parte da gestão correta desde 20 anos atrás. O pior é que continuam errando agora, quando insistem numa proposta única de construção de barragens, sem valorizar outras propostas mais sustentáveis, mais multidisciplinares, como exige o complexo estudo de escassez hídrica. (…)

Luciano do Valle

 

Lucio Marco Lamano Muniz

Corretor de imóveis, Campinas

No fim da década de 60, subindo a Rua General Osório, saindo da escola, deparei-me com ele, já meio famoso. Compenetradíssimo em seu trabalho, junto a uma coluna da antiga marquise, desembaralhava os fios elétricos para mais um trabalho na Rádio Brasil, sob o comando do saudoso Sérgio J. Salvucci. Confiante, alegre, perfeccionista, para ele não havia o impossível. Orgulho para todos nós campineiros.

Racismo

 

Marcos Lucas Cerone

Consultor técnico, Campinas

Até quando teremos que conviver com pessoas racistas e preconceituosas? A pena deveria ser maior aos racistas de plantão. Vivemos numa sociedade moderna que não aceita mais este tipo de aberração. Tivemos aqui em Campinas a primeira instituição (Ponte Preta) que lutou contra a segregação racial e que colocou nas suas fileiras o primeiro jogador negro da história do futebol no Brasil. O preconceito não é só na cor e sim na opção sexual ou na opção religiosa. Temos que lutar contra qualquer tipo de preconceito, como o racismo vem ocorrendo no esporte e tem uma repercussão maior dou a sugestão para que seja dado o mesmo tratamento a qualquer tipo de preconceito.

Corrupção

 

Eugênio José Alati

Advogado, Campinas

No Brasil tudo está em déficit, menos a corrupção!