Publicado 30 de Abril de 2014 - 2h00

Cena do documentário 'Liv & Ingmar: Uma História de Amor', que tem direção de Dheeraj Akolkar

Divulgação

Cena do documentário 'Liv & Ingmar: Uma História de Amor', que tem direção de Dheeraj Akolkar

'Liv & Ingmar – Uma História de Amor', de Dheeraj Akolkar (2012), é quase despretensioso na maneira despojada e rápida (80 minutos) como conta a história da grande atriz sueca Liv Ulmann e seu conterrâneo, o cineasta Ingmar Bergman, um dos maiores nomes da história do cinema. O filme é destaque no canal Telecine Cult, nesta quarta-feira (30), às 22h.

 

No longa, a visão é unicamente da atriz. Ela fala dos trabalhos dos quais participou com Bergman, mas, principalmente da relação amorosa entre os dois (eles foram casados). E, como se imagina, trata-se de uma narrativa afetiva e na qual ela evita se aprofundar em questões mais espinhosas. A começar da diferença de idade.

 

Ela tinha 25 anos e era pouco conhecida quando ele, de 46 anos e já consagrado mundialmente, a convidou a trabalhar em 'Persona' (1966). A partir daí formaram uma das mais importantes parcerias do cinema mundial, que inclui 12 filmes.

 

Curiosamente, eles viveram como casal apenas cinco anos, mas a relação deles durou o restante da vida dele. As tensões geradas por conta disso são um pouco da matéria-prima do documentário.