Publicado 01 de Maio de 2014 - 5h00

Por Da redação

Exposição é no espaço cultural do Senac em Rio Claro

Divulgação

Exposição é no espaço cultural do Senac em Rio Claro

Fundado em 9 de maio de 1909 com nome em inglês, o Rio Claro Foot-ball Club é o quarto clube mais antigo em atividade no futebol profissional do Estado de São Paulo. Antes vieram a Ponte Preta em 1900, o A. A Internacional de Bebedouro de 1906 e o C. A Pirassununguense, em 1907. O Rio Claro completa 105 anos em maio para orgulho de seus torcedores. Para comemorar a data, o Senac Rio Claro, em parceria com o Arquivo Público e Histórico de Rio Claro e o memorial do Rio Claro, abriu nesta quarta-feira (30) a exposição 105 anos do Rio Claro Futebol Clube no no Espaço RICultural.

Os fundadores foram os ferroviários Bento Estevam de Siqueira, Constantino Carrocine, João Lambach e o professor Joaquim Arnold. A atual casa do Galo Azul é o Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, mas outros estádios já receberam a equipe: antigo estádio municipal (atualmente Espaço Livre de Convivência do Centro), campo do Grêmio dos Empregados da Cia. Paulista e o campo que existia no bairro Cidade Nova.

 

Títulos

Em toda sua história, o Rio Claro FC obteve centenas de conquistas em torneios, jogos festivos e possui nove títulos do campeonato amador da cidade, mesmo não participando do mesmo há muitos anos. “O título mais importante foi o de Campeão Paulista de 2001 da Série B-1 e os constantes acessos até chegar ao Paulistão de 2007, 2008, 2010 e 2014, ano em que o Rio Claro teve uma brilhante participação, garantindo vaga novamente em 2015”, disse José Carlos Arnosti, responsável do Memorial do Rio Claro.

“Essa exposição é uma homenagem à equipe que trouxe grandes alegrias para a cidade e, por meio do futebol, conta um pouco da história de Rio Claro”, diz Rodrigo Buzin Siqueira do Amaral, gerente do Senac Rio Claro. A exposição reúne aproximadamente 50 fotos das equipes que jogaram pelo Rio Claro ao longo desses 105 anos, além de uma réplica da primeira camisa do time.

Os visitantes vão concorrer a duas camisas do time doadas pelo Memorial do Rio Claro FC, que serão sorteadas ao final do evento.

AGENDE-SE

O quê: Exposição 105 anos do Rio Claro Futebol Clube

Data: Até 31 de maio

visitação: de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, aos sábados, das 8 às 14 horas

Entrada: Gratuita

Local: Espaço RICultural do Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720, Centro

Informações: www.sp.senac.br/rioclaro ou telefone (19) 2112-3400

Escrito por:

Da redação