Publicado 30 de Abril de 2014 - 11h05

Por Da redação

Na primeira edição, realizada em 2013, a festa foi no Largo do Rosário, com um público de mais de 15 mil pessoas

Divulgação

Na primeira edição, realizada em 2013, a festa foi no Largo do Rosário, com um público de mais de 15 mil pessoas

A Prefeitura e a Força Sindical Regional Campinas promovem no feriado de quinta-feira (1º), Dia do Trabalho, a 2ª Semana do Trabalhador, com sorteio de prêmios e shows, entre os quais, do cantor Belo, do grupo Art Popular, e a dupla Mato Grosso e Matias.

 

As apresentações serão na Praça João Amazonas, na região do Campo Grande, a partir das 12h, com expectativa de público de 40 mil pessoas.

Para o encerramento, haverá o espetáculo Em busca da Triple Volta, dos Irmãos Sabatino, com trapezistas voadores e com a subida de um balão com performances acrobáticas.

Na primeira edição, realizada em 2013, a festa foi no Largo do Rosário, com um público de mais de 15 mil pessoas.

Trânsito 

Por causa da festa, trechos de ruas serão interditadas e linhas de ônibus desviadas das 7h às 18h no entorno da praça.

Vinte três agentes da Mobilidade Urbana da Prefeitura (popularmente conhecidos como amarelinhos) orientarão sobre as melhores rotas de acesso, sinalizarão os bolsões de estacionamento e orientarão sobre as melhores rotas e apoiarão travessias e embarque/desembarque.

Será bloqueado o trecho da Rua Cássio Soares Couto desde a Antônio Garcia até a Santina Augusto. O desvio será feito pela Rua Eduardo Carlos Pereira Nogueira até a Rua Paulo Gliwkoff.

Também haverá interdição na Rua Daniel Moacyr Novaes Lipp, desde a Dirce Firmino Campanholi até a Edson Luiz Rigonatto; na própria Rua Edson Luiz Rigonatto, entre Isidoro Bosnaro e Antônio Garcia; e na Rua Santina Augusto, desde Eduardo Carlos Pereira Nogueira até Cássio Soares Couto.

 

Os amarelinhos ficarão nos seguintes pontos estratégicos: Cruzamento Cássio Soares Couto x Antônio Garcia; Cruzamento Cássio Soares Couto x Santina Augusto; Cruzamento Cássio Soares Couto x Paulo Gliwkoff; Cruzamento Eduardo Carlos Pereira Nogueira x Santina Augusto; Entroncamento Edson Luiz Rigonatto x Isidoro Bosnaro x Bassi Bueno;

Cruzamento Daniel Moacyr Novaes Lipp x Dirce Firmino Campanholi.

 

Um agente, entretanto, ficará em ronda.

 

O esquema operacional é uma ação conjunta entre a Emdec, a Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), a Guarda Municipal (GM), a Polícia Militar (PM) e o Samu.

ÔNIBUS

Duas linhas de ônibus (2.04 e 2.08) terão itinerário mudado durante o evento:

Linha 2.04 - Parque Floresta

- Sentido Terminal Campo Grande – bairro: os ônibus cumprirão o itinerário normal até a Rua Manoel Machado Pereira, depois desviarão pelas ruas Rua Eduardo Carlos Pereira Nogueira e Paulo Gliwkoff, retomando o trajeto normal.

- Sentido bairro - Terminal campo Grande: itinerário normal até a Rua Paulo Gliwkoff, depois Rua Eduardo Carlos Pereira Nogueira e Rua Um, retomando o trajeto normal.

Linha 2.08 - Jardim Maracanã

- Sentido Terminal Campo Grande – bairro: os ônibus cumprirão o itinerário normal até a Rua Um (Jardim Santa Clara), depois desviarão pelas ruas Edson Luiz Rigonatto, Lázaro Moraes Penteado, Inês Bassi Bueno e Kalime Gadia, retomando o trejeto normal.

 

- Sentido bairro - Terminal Campo Grande: Itinerário normal até a Rua Inês Bassi Bueno, depois ruas Lázaro Moraes Penteado e Edson Luiz Rigonatto, retomando o trajeto normal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da CIMCamp (3772-1517), que funciona 24 horas por dia.

Meta do preço 

Na quinta (1º), haverá o Passe Lazer, que reduz em 50% (de R$ 3,00 para R$ 1,50) a tarifa do transporte público coletivo municipal.

O Passe Lazer não vale para quem tem Bilhete Único Escolar, Vale-Transporte, Idoso ou Gratuito.

A cobrança indevida da tarifa de ônibus, nos dias de Passe Lazer, deve ser denunciada para a Emdec, pelo telefone (19) 3772-1517. É importante anotar o horário, linha e prefixo do veículo.

 

Ciclofaixas

As ciclofaixas de lazer do Taquaral / Norte-Sul e do Ouro Verde ficam abertas das 7h às 12h tanto na quinta (1º) como no domingo (4).

O percurso do Taquaral/ Norte-Sul abrange o entorno da Lagoa do Taquaral, o Kartódromo, a Praça Arautos da Paz e a Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul) até o Viaduto São Paulo (Laurão), totalizando 9,1 km.

A do Ouro Verde fica no Parque Universitário, na Avenida Coacyara, em trecho de 2,2 km entre o Bosque Augusto Ruschi e a Rua Bambui.

Em todos os dias de operação, agentes da Mobilidade Urbana (popularmente conhecidos como amarelinhos) acompanham a operação. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pelo trânsito na cidade, orienta que os ciclistas sigam algumas regras de segurança, para evitar acidentes:

- Respeite a sinalização: pare ao sinal vermelho, respeite a faixa de pedestres e não faça conversões proibidas.

- Limite de velocidade: as ciclofaixas de lazer não são espaços para competições; cuidado com a velocidade.

- Compartilhe o espaço: respeite todos os usuários da via e redobre o cuidado com as crianças.

- Circule somente na ciclofaixa: para a sua segurança, mantenha-se no espaço demarcado da ciclofaixa.

- Use equipamentos de segurança: é muito importante usar capacete, óculos, luvas, fitas refletivas nas roupas e na bicicleta, além de buzina.

- Manutenção da bicicleta: verifique sempre as condições da bicicleta, especialmente dos freios e dos pneus.

- Identificação pessoal: porte documentos pessoais e telefone para contatos. Se tiver convênio médico, a carteirinha do convênio. Caso existam indicações de problemas de saúde, é muito importante informá-los, por meio de documentos.

- Obedeça às Leis de Trânsito: nunca ande na contramão da via. Fique atento aos cruzamentos.

- Sinalize as intenções: respeite os motoristas e procure acenar suas intenções e atitudes.

- Fique visível: use roupas especiais para ampliar a sua segurança.

- Sem ciclofaixa, circule à direita: onde não houver ciclovia ou ciclofaixa, trafegue sempre à direita.

- Cuide da saúde: hidrate-se durante a atividade física. Antes da atividade, são aconselháveis alongamentos e o uso do filtro solar. Em caso de acidentes, acione imediatamente o SAMU, pelo telefone 192; e procure não mover a vítima.

 

Veja também

Escrito por:

Da redação