Publicado 30 de Abril de 2014 - 5h00

Por Adriana Leite

Prazo para a entrega da declaração vai até às 23h59min59

Reprodução Serpro

Prazo para a entrega da declaração vai até às 23h59min59

Pelo menos 15% dos contribuintes da região de Campinas ainda precisam acertar as contas com o Leão. Esta quarta-feira (30)  é o prazo final para encaminhar a declaração de ajuste do imposto de renda pessoa física (IRPF) ao Fisco. De acordo com dados da Delegacia Regional da Receita Federal, entre esta terça e quarta-feira mais de 124 mil declarações ainda seriam enviadas pelos contribuintes. O limite para a transmissão da declaração é às 23 horas, 59 minutos e 59 segundos da noite.

 

Quem enviar depois desse horário fica sujeito a uma multa mínimia de R$ 165,74 até o máximo de 20% do imposto devido. Especialistas afirmam que o contribuinte deve encaminhar o documento, mesmo se não estiver com todos as informações em mãos. A pessoa pode remeter, posteriormente, uma declaração retificadora incluindo os dados que faltaram no primeiro documento. O importante é evitar as multas. O conselho é procurar ser fiel às informações que estão nos recibos e também nos informes de rendimentos.

 

Entregue como está

 

A Delegacia Regional da Receita Federal espera recepcionar neste ano 520 mil declarações de contribuintes locais. A região é formada pela cidades de Campinas, Indaiatuba, Hortolândia, Jaguariúna, Paulínia, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. Até a última segunda-feira, o total de documentos remetidos para o Fisco era de 395.886 declarações, que representavam 76% da expectativa de entrega para este ano. Em 2013, o Leão recebeu 500.609 declarações na região.

 

O professor de Economia da IBE-FGV (Institute Business Education - Fundação Getulio Vargas), Paulo Ferreira, afirmou que o mais importante neste momento é o contribuintes entregar a declaração dentro do prazo legal. "Se o contribuinte só conseguir o recibo do dentista no próximo mês, é melhor que ele encaminhe a declaração e depois envie uma retificadora incluindo o recibo" , disse. Ele comentou que os contribuintes devem se atentar para as deduções legais. "Cursos preparatórios para a participação em concursos não podem ser deduzidos do imposto" , comentou.

 

O acadêmico aconselhou os contribuintes que deixaram para última hora a entrega da declaração que enviem o documento logo pela manhã. "Deixar para final de tarde e começo de noite pode ficar complicado acessar o site da Receita e também a própria internet. Muitos contribuintes deixaram para entregar apenas amanhã (hoje) a declaração" , comentou. Ele recomendou que para o próximo ano os contribuintes já devem começar a guardar os documentos agora. "Organizar os documentos com antecedência é o melhor caminho para garantir uma entrega sem riscos de erros que possam levar à malha fina" , ressaltou.

Escrito por:

Adriana Leite