Publicado 30 de Abril de 2014 - 15h43


Divulgação

Calmas, quentes e cristalinas, as águas do Pacífico que banham a costa da Riviera Nayarit são um convite irresistível ao mergulho. Famoso pela biodiversidade marcante, com corais, diversas espécies de peixes, anêmonas e crustáceos, o turismo subaquático é uma atração imperdível para quem visita esse verdadeiro tesouro mexicano.

Acessível a todas as idades, a prática de mergulho no destino não exige experiência anterior. Orientados por mergulhadores, os visitantes aprendem com rapidez todos os cuidados necessários para que a exploração subaquática seja bem sucedida, confortável, divertida e com o máximo de autonomia. Ao entrar no maravilhoso mundo submarino, o mergulhador encontra arraias gigantes, tartarugas marinhas, peixes tropicais exóticos e incríveis formações de corais. Inclusive, a prática de imersão ainda conta com passeios que podem ser combinados com outras atividades, como vela, passeios a barco, natação, canoagem, observação de golfinhos, baleias e pássaros tropicais, entre outros. Uma aventura e tanto!

Melhores lugares para mergulho

Ilhas Marietas: considerada uma das paisagens subaquáticas mais lindas do planeta, essa reserva marinha foi palco de explorações do grande desbravador Jacques Cousteau em meados dos anos 70. Passeio ideal para fazer em família e com os amigos, o mergulho na área pode ser realizado por iniciantes, com a utilização de um cilindro de oxigênio, ou com dois por mergulhadores certificados. O local apresenta profundidades entre 7,5 e 23 metros.

El Morro: indicado para pequenos grupos de mergulhadores licenciados, está situado na costa da Baía de Banderas, quase 10 quilômetros a oeste das Ilhas de Marietas, e é composto por uma série de pináculos rochosos que se estendem ao longo do Pacífico. A topografia oferece desafios diversos e as profundidades chegam a 45 metros, com cavernas e túneis de até 15 metros. Abundante em vida marinha, desde peixes tropicais, lagostas, tartarugas e polvos, até mesmo golfinhos, moreias e arraias, El Morro qualifica-se como uma experiência de mergulho de classe mundial.

Anegados: fora dos limites da Baía de Banderas, entre as Ilhas Marietas e El Morro, trata-se de um banco de rochas indicado para mergulhos rasos, repleto de cavernas e formações rochosas que aparecem a cerca de dez metros da superfície. A vida marinha em seu entorno inclui enguias, atum, arraias gigantes e até mesmo tubarões, embora raros. Especialistas e mergulhadores qualificados para águas abertas são o público mais adequado para explorar a região, que varia de 9 a 25 metros de profundidade e de 9 a 28 metros de visibilidade.

Quanto custa?

A Vallarta / Punta Mita Adventures e a Punta Mita Expeditions são empresas credenciadas e com certificação PADI de cinco estrelas para a realização dessas atividades na Riviera Nayarit. As companhias de aventuras proporcionam aos participantes, além do acompanhamento de guias profissionais, equipamentos de última geração – o máximo de conforto, segurança e diversão para uma experiência inesquecível. O pacote de mergulho para principiantes custa a partir de $108 USD, contemplando café da manhã, almoço, água, equipamentos e roupa de mergulho.