Publicado 30 de Abril de 2014 - 15h29

Pinhão será o principal ingrediente do concurso

Divulgação

Pinhão será o principal ingrediente do concurso

O mês de maio em Visconde de Mauá (RJ/MG) será dedicado ao pinhão. O fruto da Araucária será celebrado como ingrediente principal de um Concurso Gastronômico que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de maio, com a presença de grandes chefs nacionais. A programação da Festa do Pinhão inclui outras atividades, que mobilizarão restaurantes, produtores e artistas plásticos da região.

O objetivo do Concurso é desafiar os cozinheiros locais na elaboração de um prato com o pinhão, registrando sua criatividade na gastronomia nacional. Este ano, estão convidados chefs de renome, Ana Luiza Trajano (Brasil à Gosto/SP), Olivier Anquier (L Entrecote D’ Olivier/SP), Ivan Achcar (Alma/SP) Daniela Martins (Lá em Casa/Belém) e Tereza Paim (Casa de Tereza/BA), entre outros, que darão nota aos cozinheiros locais. O público também poderá votar no Júri Popular, onde o convite será uma camiseta no valor de R$ 60,00. Durante o evento acontecerá, com direito a autógrafos, o lançamento do livro Interpretações do Gosto por Mônica Rangel da Editora SENAC/SP .

 

Ao longo do Mês do Pinhão, entre 01 a 31 de maio, a grande maioria dos restaurantes da região estará servindo pratos à base de pinhão e produtos orgânicos da região, teremos o IX Salão do Pinhão, com apresentação dos artistas locais, o Sabores da Montanha, onde haverá apresentação dos produtores orgânicos da região, tour aos setores de cultivo e beneficiamento dos produtos da terra – visitas ao cultivo/produção da araucária, cogumelo, truta e a um capril, dentre outros típicos da localidade.

Aulas Show Gratuitas

Do dia 16 a 18 de maio, 12 Chefs darão aulas abertas ao publico sobre temas variados ao longo dos 3 dias de festival.

 

Festa do Pinhão – Agenda cultural – dança e música, de 09 a 11 de maio, com ênfase no público interno, ou seja na comunidade local.

 

Sobre Visconde de Mauá - Situada na divisa dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, o clima ameno e topografia privilegiada de Visconde de Mauá, com montanhas e vales, cortada por rios e cachoeiras, foram favoráveis ao crescimento das araucárias, cujo fruto - o pinhão – vem sendo cada vez mais apreciado pela gastronomia nacional. No concurso do ano passado, as novidades vencedoras do Concurso Gastronômico de Visconde de Mauá de 2013 foram a. Delícias de uma noite de inverno (entrada); Coxa de frango recheada de farofa de pinhão (prato principal) e Delícia Gelada de Pinhão ( sobremesa)