Publicado 28 de Abril de 2014 - 17h45

Alunos participam da prova nas Etecs da cidade

Claudio Coradini

Alunos participam da prova nas Etecs da cidade

Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) da região de Campinas abriram 100 vagas para os cursos de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho (Casa Branca), Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar (Rio Claro) e Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica (Amparo).

 

Sete cursos dessa modalidade serão oferecidos no Vestibulinho das Etecs, cujas inscrições vão até 7 de maio.

As aulas estão distribuídas em um semestre. Para fazer a inscrição, além de ter concluído o Ensino Médio, o candidato precisa ter cursado integralmente o Ensino Técnico no mesmo eixo tecnológico do curso de especialização.

 

 

Para cursar as três especializações o candidato precisa ter concluído o curso técnico em Enfermagem.

 

 

CURSOS:

 

O especialista em Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica integra a equipe de saúde envolvida no processo de atendimento ao cliente/paciente no Bloco Cirúrgico de um hospital, realizando assistência de enfermagem nos períodos intra e pós-operatório de maneira integral, segura e humanizada. Desempenha tarefas de instrumentação cirúrgica e atividades na central de material esterilizado.

O especialista em Enfermagem do Trabalho participa do planejamento, programação, orientação e execução das atividades de prevenção, integrando a Equipe de Saúde do Trabalhador nos Serviços Especializados de Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Participa dos projetos de educação do trabalhador, em especial, dos programas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e promoção da saúde.

Já o especialista em Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar presta assistência a pacientes e vítimas de acidentes que necessitam de cuidados em caráter de urgência e emergência. Atua em serviços de saúde, unidades móveis e de referência em urgência e emergência, visando eliminar e/ ou minimizar os riscos de vida e evitar complicações.

Demandas do mercado

As especializações técnicas aprofundam conhecimentos específicos a partir das demandas do mercado. Em todo o Estado, estão sendo oferecidas 465 vagas para: Automação Predial (na Capital), Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica (em Campinas), Enfermagem do Trabalho (em Campinas, São Carlos, Dracena e Catanduva), Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra Hospitalar (em Rio Claro e Ourinhos), Geoprocessamento (em Presidente Prudente), Organização de Eventos Corporativos (em Guarujá e São Roque), e Panificação e Confeitaria (em Piedade e Mairinque).

O exame será no dia 8 de junho. Mais informações no site www.vestibulinhoetec.com.br.