Publicado 30 de Abril de 2014 - 20h49

Por Correio.com

Dee Dee Bridgewater se apresenta no Osaka Castle Park

Divulgação

Dee Dee Bridgewater se apresenta no Osaka Castle Park

Em uma série de eventos sem precedentes em todo o mundo, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Instituto de Jazz Thelonious Monk se uniram para celebrar o jazz como uma linguagem universal de liberdade no dia 30 de abril. Com eventos realizados em todos os países do planeta, o Dia Internacional do Jazz de 2014 culminou em um concerto à noite em Osaka, no Japão, a Cidade Sede Global deste ano. As informações são da assessoria de imprensa.

 

O concerto repleto de estrelas, realizado no Osaka Castle Park, foi transmitido para milhões de pessoas em todo o mundo e contou com apresentações de Toshiko Akiyoshi, John Beasley (diretor musical), Kris Bowers, Dee Dee Bridgewater, Jonathan Butler, Terri Lyne Carrington, Theo Croker, Sheila E., Pete Escovedo, Roberta Gambarini, Kenny Garrett, James Genus, Shuichi Hidano com TAIKO Masters, Roy Hargrove, Lalah Hathaway, Terumasa Hino, Chris Thomas King, Earl Klugh, Takuya Kuroda, Marcus Miller, T.S. Monk, Makoto Ozone, Courtney Pine , Gregory Porter, Troy Roberts, Claudio Roditi, Oumou Sangaré, John Scofield, Wayne Shorter, Esperanza Spalding, Lew Tabackin, Steve Turre, Joe Louis Walker e Dionne Warwick.

 

O concerto foi transmitido para todo o mundo através dos web sites da Unesco, jazzday.com, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e do Instituto de Jazz Thelonious Monk.

 

Pelo mundo

O Dia Internacional do Jazz presta homenagem ao jazz e seu papel diplomático de unir as pessoas em todos os cantos do mundo. Os eventos deste ano foram realizados em todos os 196 países membros das Nações Unidas e da Unesco, juntamente com todos os 50 estados dos Estados Unidos. Desde a Síria, Ucrânia e República Centro-Africana até a Venezuela, Islândia e Filipinas, milhares de eventos foram realizados em todos os sete continentes, incluindo a Estação McMurdo, na Antártica. Além do planeta Terra, a tripulação da Estação Espacial Internacional enviou uma mensagem especial de paz e boa vontade para todos os países que celebraram o Dia Internacional do Jazz.

Em reconhecimento à terceira edição anual do Dia Internacional do Jazz, a Diretora-Geral da Unesco Irina Bokova declarou, "O jazz é mais do que música - é um estilo de vida e é um instrumento de diálogo e mudanças sociais. A história do jazz nos fala sobre o poder da música para reunir artistas de diferentes origens culturais, como uma força para a inclusão e o respeito mútuo".

O Dia Internacional do Jazz foi adotado pelos Países Membros da Unesco a partir da iniciativa do Embaixador da Boa Vontade da Unesco Herbie Hancock, visando encorajar e destacar o poder exclusivo do jazz de promover o diálogo e o entendimento intercultural por todo o mundo. O Dia Internacional do Jazz é reconhecido nos calendários oficiais da UNESCO e das Nações Unidas.

Escrito por:

Correio.com