Publicado 30 de Abril de 2014 - 14h26

Um dos maiores nomes da MPB, Dorival Caymmi faria 100 anos nesta quarta

Divulgação

Um dos maiores nomes da MPB, Dorival Caymmi faria 100 anos nesta quarta

Nesta quarta-feira (30) completam-se 100 anos do nascimento de Dorival Caymmi, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira. A espontaneidade que marcava as composições do artista faz com que sua obra seja ainda hoje atual.

O músico deixou como herança suas canções, inspiradas no mundo que ele via ao seu redor, retratando o mar e a natureza, os pescadores, o povo negro, sua vida na Bahia e no Rio de Janeiro. "Há uns olhos especiais pra ver a música. Primeiro ver a música, depois digerí-la, e transformá-la numa canção. Você vê, vê primeiro", dizia.

 

Mesmo tendo deixado a Bahia ainda jovem, a afetividade de Caymmi com a terra natal se traduz no movimento das marés, na simplicidade ligada às ondas, à areia, à brisa, à religião, tudo que o mar envolve. 

A Bahia que Caymmi cantava não era uma saudade deixada no passado. Sua música O que que a baiana tem? se tornou conhecida em todo o mundo na voz da cantora Carmem Miranda, assim como tantas outras se tornaram parte do dia a dia dos brasileiros.