Publicado 01 de Março de 2014 - 5h30

O sábado de Carnaval será muito importante para as campanhas de Ponte Preta e Guarani no estadual.

A Macaca tem a chance de abrir três pontos de vantagem sobre o São Bernardo. É uma distância considerável, já que depois do jogo desta noite restarão apenas quatro rodadas para o final da fase de classificação do Campeonato Paulista. Se cumprir seu papel no Majestoso e ficar com três pontos e duas vitórias a mais do que o concorrente, a Macaca colocará enorme pressão sobre o time do ABC. Se ficar para trás com pouco tempo para se recuperar, o São Bernardo entrará em campo nas rodadas decisivas sob enorme pressão, enquanto que a Ponte terá um refresco para administrar um empate fora de casa, por exemplo.

A segunda vaga do Grupo C não será definida hoje, mas a Ponte pode dar um passo muito grande rumo às quartas de final se tiver competência para explorar o desespero do Oeste. O time de Itápolis não vence desde a estreia e amarga uma sequência de seis derrotas. A Ponte precisa tirar proveito do fato de jogar em casa contra um adversário desesperado para ficar em uma situação muito confortável para quem começou o campeonato tão mal. Com o mesmo elenco, Vadão não apenas impediu que a Ponte estivesse hoje tão desesperada como o Oeste, como foi capaz de colocá-la na briga pela segunda vaga da chave.

Em Santa Bárbara, o Guarani terá a missão de recuperar os pontos que perdeu em casa na quarta-feira, quando cedeu o empate à Itapirense em Bragança.

Como a briga pela 4 vaga no G4 está muito acirrada e envolve seis equipes separadas por apenas três pontos, o tropeço da rodada passada causou enormes danos na caminhada do Bugre.

Com muitos jogos fora de casa pela frente, o time corre o sério risco de sair da briga se não mostrar poder de reação no confronto de hoje contra um adversário que, no momento, se preocupa em se distanciar da zona de rebaixamento. Mas, se vencer, o Barbarense ficará a apenas um ponto do Guarani. Isso mostra bem a importância da partida e ressalta como o 1 a 1 com a Itapirense foi um péssimo resultado. Lamentar, porém, não ajuda em nada. O caminho é recuperar a confiança hoje, diante de um Barbarense que não tem obtido bons resultados em seu estádio (duas vitórias, um empate e duas derrotas). O Guarani precisa sinalizar para seus concorrentes que segue como favorito ao acesso. Só vai conseguir isso, porém, se mostrar esse favoritismo dentro de campo.