Publicado 06 de Março de 2014 - 5h00

Por Da redação

Viveiro municipal distribui mudas a moradores da cidade

Divulgação

Viveiro municipal distribui mudas a moradores da cidade

Quaresmeira, Oiti, Melaleuca, Cabreuva, Ingá. Estes são alguns exemplos de espécies arbóreas encontradas no Viveiro Municipal de Sumaré. Cerca de 30 mil mudas são cultivadas dentro da maior área verde do Município, o Horto Florestal, e estão disponíveis para doação aos munícipes sumareenses. A área que antes era vinculada à Secretaria de Inclusão Social, em 2013 passou a ser administrada pela Secretaria Municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, oferecendo mais agilidade na liberação das mudas para reflorestamento ciliar e arborização urbana.

 

De acordo com a pasta, em todo o ano de 2013, foram doadas quase 18 mil mudas, sendo 1.776 apropriadas para calçadas e outras 16.132 para reflorestamento. As pessoas interessadas em adquirir até quatro mudas poderão retirá-las diretamente no Viveiro Municipal, que fica na Estrada Municipal Teodor Condiev (que liga Sumaré a Hortolândia). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h. Se a quantidade for superior a quatro mudas, será necessário preencher um requerimento na Secretaria de Meio Ambiente, localizada à Rua Eugênia Biancalana Duarte, nº 200, Jardim Primavera, informando os locais de plantio.

 

“Os técnicos ambientais da Prefeitura estão disponíveis para orientar os cidadãos com informações referentes ao plantio e as espécies mais indicadas para a área urbana. O manual de arborização pode ser adquirido na Secretaria ou no Horto Florestal”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Moisés Paschoalin.

 

As espécies mais procuradas para plantio em calçadas são Oiti, Quaresmeira, Calistemon e Melaleuca. Para reflorestamento, estão Anjico, Cabreuva, Curucaia, Copaiba, Quarantã, Ingá, Quapuruvu. Para mais informações aos munícipes, o telefone da secretaria é o (19) 3828-4775.

 

Veja também

 

Escrito por:

Da redação