Publicado 05 de Março de 2014 - 5h00

Por Da redação

O prefeito Bill cumpimenta cooperado na Coopersonhos, em Nova Odessa

Divulgação

O prefeito Bill cumpimenta cooperado na Coopersonhos, em Nova Odessa

Uma equipe da rede de televisão europeia Arte esteve em Nova Odessa em fevereiro para gravar uma entrevista com o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza. O objetivo é fazer um documentário com histórias de vida relacionadas aos resíduos, entrevistando pessoas que vivam principalmente do “lixo” para sobreviver.

 

Além de vidas, tratará da gestão de resíduos sólidos, incluindo conceitos técnicos e tecnológicos, operação e alternativas sustentáveis.

Os patrocinadores do documentário são as instituições CreED (Center for Research, Education and Demonstration in Waste Management) e GIZ, que têm como objetivos treinamentos internos e base documental. 

O CreED é um Centro alemão de pesquisa e treinamento no campo de gestão de resíduos sólidos. Já a GIZ, uma rede alemã de cooperação técnica internacional, que promove a cooperação entre países na busca do desenvolvimento sustentável aplicado a tecnologias e serviços.

A viagem ao Brasil faz parte de um roteiro maior que inclui a Ásia, a América do Norte e México. 

 

A vida de Bill

Viveu parte de sua infância e adolescência trabalhando com a coleta de material reciclável no antigo lixão do bairro Conceição, em Nova Odessa. Abandonou a escola aos 13 anos, mas voltou a estudar depois de cinco anos. Formou-se em Administração de Empresas, e tem pós-graduação em Gestão de Pessoas. Aos 27 anos foi eleito vereador e, aos 39, prefeito da cidade. 

“Fiquei muito contente com o interesse dos alemães. Quando conto minha história não quero o reconhecimento do meu esforço, espero apenas que pessoas que vivem em situações difíceis, como as que vivi, pensem que é possível alcançar tudo aquilo que elas desejarem. A pobreza não é uma condenação. É uma etapa da vida que pode ser superada com muito trabalho e muita persistência. E é essa mensagem que quero deixar para as pessoas”, afirmou.

Bill teve contato com o CreED quando viajou, em novembro, para a Alemanha para conhecer o modelo europeu de gestão de resíduos. Foi acompanhado pelo prefeito de Santa Bárbara d'Oeste, Denis Andia.

 

Bill é vice-presidente e Denis presidente do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consimares). 

Cooperativa

A equipe fez a gravação com o prefeito na Coopersonhos, cooperativa de reciclagem de Nova Odessa que existe há 12 anos e fica próxima à área do antigo aterro, no bairro Conceição.

Os cooperados recolhem, em média, 70 toneladas de materiais recicláveis por mês.  

Escrito por:

Da redação