Publicado 04 de Março de 2014 - 20h44

Por Agência Estado

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, no Itaquerão: estádio do Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo

France Press

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, no Itaquerão: estádio do Corinthians será palco da abertura da Copa do Mundo

Nesta terça-feira (4), quando faltam exatos 100 dias para o início da Copa, a Fifa informa algumas outras datas importantes nessa corrida para o Mundial no Brasil. Em 12 de junho, a seleção brasileira entra em campo para o pontapé inicial contra a Croácia, no Itaquerão, em São Paulo, abrindo oficialmente a competição que tem a Espanha como detentora do título.

Depois de iniciada a contagem regressiva de 100 dias, o mundo acompanha nesta quarta-feira (5) uma rodada gorda de futebol envolvendo todas as 32 seleções classificadas para a Copa. Serão 23 partidas com os times que estarão no Brasil para a competição em junho.

Na próxima semana, a Fifa vai entregar 160 mil ingressos para torcedores brasileiros por ordem de encomenda. A entidade presidida por Joseph Blatter também pretende aguçar a rivalidade entre as seleções ao publicar mais quatro de seu ranking de seleções. O primeiro deles será divulgado em 13 de março. Os outros serão informados nos dias 10 de abril, 8 de maio e 6 de junho - este último, portanto, seis dias antes do começo da Copa.

A Fifa também começa a treinar os árbitros que estarão em campo nos 12 estádios da competição. Todos eles estão convocados para o seminário em Zurique, base da entidade na Suíça, entre os dias 24 e 28 de março. O Brasil estará representado por Sandro Meira Ricci.

LISTA PROVISÓRIA - Todos os técnicos das seleções classificadas para a Copa devem apresentar à Fifa uma lista de 35 jogadores até o dia 13 de maio. Desta listagem, eles terão de escolher os 23 que querem levar para o Brasil. Felipão terá de fazer a mesma coisa. Em caso de ter um machucado entre os 23 às vésperas do torneio, os treinadores terão de se valer desta lista para fazer a substituição.

A Fifa se compromete a divulgar o nome de todos os jogadores pré-selecionados para a Copa no dia 16 de maio. Um pouco pra frente, em 2 de junho - portanto, 10 dias antes do Mundial -, as seleções têm de oficializar a lista dos 23 atletas escolhidos. Em 5 de junho, a entidade divulga a lista final em seu site. Por fim, a Fifa monta seu congresso já no Brasil, em São Paulo, nos dias 10 e 11 de junho.

Escrito por:

Agência Estado