Publicado 03 de Março de 2014 - 14h12

Por Da redação

Maracanã, no Rio de Janeiro, Elevador Lacerda, em Salvador, e a Ponte JK, em Brasília, são alguns dos pontos que integrarão a ação

Foto: Portal da Copa/ME

Maracanã, no Rio de Janeiro, Elevador Lacerda, em Salvador, e a Ponte JK, em Brasília, são alguns dos pontos que integrarão a ação

As cidades-sede da Copa do Mundo ganham nesta desta terça-feira (4) iluminação especial de pontos turísticos para marcar os 100 dias do Mundial. Áreas tradicionais de capitais que receberão jogos do Mundial serão iluminadas em verde e amarelo no dia 4 de março

 

A data também será lembrada em ações nas redes sociais do governo federal, das cidades-sede, da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL). O primeiro jogo do Mundial está marcado para 12 de junho, em São Paulo. A partida reúne Brasil x Croácia, na Arena Corinthians.  As informações são do Portal da Copa, site oficial sobre o evento.

Em Fortaleza, oito pontos vão integrar a iniciativa. As fachadas da Arena Castelão, do Palácio da Abolição e do Centro de Eventos do Estado do Ceará, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Estátua de Iracema, a Praça Portugal, o Palácio do Bispo e o Moinho Fortaleza serão iluminados.

Em Belo Horizonte, são quatro pontos. A Cidade Administrativa, o Mineirão, a Casa do Baile e Museu Abílio Barreto.

Já em Brasília, as luzes simbólicas poderão ser vistas no Palácio do Buriti (sede do governo local), nos prédios dos ministérios do Esporte e do Meio Ambiente, na Esplanada dos Ministérios, além da Ponte JK, um dos cartões postais da capital federal.

Cuiabá, palco de quatro jogos da Copa, participará com iluminação especial na Igreja Nossa Senhora do Rosário. Já em Curitiba, os pontos focais serão o Jardim Botânico e a Praça do Japão

Manaus também marcará presença na ação. O Paço da Liberdade, o Mercado Municipal e o complexo turístico da Ponta Negra ganharão os tons em verde e amarelo. A Ponta Negra, inclusive, é o local da FIFA Fan Fest na capital amazonense.

No Rio Grande do Norte, a ação simbólica terá como foco o Pórtico dos Reis Magos, em Natal. Já em Porto Alegre, o ponto será o tradicional Centro Cultural Usina do Gasômetro.

Palco da final da Copa de 1950 e da decisão de 2014, o Maracanã será o centro das atenções no Rio de Janeiro. Salvador, por sua vez, terá iluminação especial na Arena Fonte nova e no Elevador Lacerda. São Paulo fará referência à data em cinco pontos, iluminando o Theatro Municipal, o Monumento à Bandeira, a sede da Prefeitura Municipal, o Viaduto do Chá e os Globos da Praça da Sé.

Confira os monumentos que receberão iluminação em cada cidade:

Belo Horizonte – Cidade Administrativa, Mineirão, Casa do Baile, Museu Abílio Barreto

Brasília – Palácio do Buriti, Ministério do Esporte, Ministério do Meio Ambiente e Ponte JK

Cuiabá – Igreja Nossa Senhora do Rosário

Curitiba – Jardim Botânico e Praça do Japão

Fortaleza – Arena Castelão, Palácio da Abolição, Centro de Eventos do Estado do Ceará, Catedral Metropolitana de Fortaleza, Estátua de Iracema, Praça Portugal, Palácio do Bispo e Moinho Fortaleza

Manaus – Paço da liberdade, Mercado Municipal e complexo turístico da Ponta negra

Natal – Pórtico dos Reis Magos

Porto Alegre – Centro Cultural Usina do Gasômetro

Rio de Janeiro – Estádio Maracanã

Salvador – Arena Fonte Nova e Elevador Lacerda

São Paulo – Teatro Municipal, Monumento à Bandeira, Prefeitura Municipal, Viaduto do Chá e Globos da Praça da Sé

Amistoso

 

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou no dia 24 os jogadores que atuam no Brasil para o amistoso do dia 5 de março, contra a África do Sul. Os atacantes Fred e Jô e o goleiro Jefferson são os nomes que completam a lista para o duelo. A partida também comemora a contagem regressiva para o Mundial, segundo consta no site oficial da CBF.

“É mais uma oportunidade para reunir o grupo, a última antes da convocação final da Copa do Mundo. Será um teste importante, com uma seleção africana, que recentemente venceu a Espanha, e um bom momento para conversar com os jogadores e a comissão técnica sobre o planejamento para a competição”, explicou Felipão.

No dia 5 de março, Brasil e África do Sul se enfrentam no estádio Soccer City, em Joanesburgo, às 14h de Brasília.

Confira a lista completa:

Goleiros

Julio Cesar (Toronto)

Jefferson (Botafogo)

Zagueiros

David Luiz (Chelsea)

Dante (Bayern de Munique)

Thiago Silva (PSG)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)

Marcelo (Real Madrid)

Rafinha (Bayern de Munique)

Meio-campo

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Paulinho (Tottenham)

Fernandinho (Manchester City)

Ramires (Chelsea)

Oscar (Chelsea)

Atacantes

Hulk (Zenit)

Bernard (Shakhtar Donetsk)

Willian (Chelsea)

Neymar (Barcelona)

Fred (Fluminense)

Jô (Atlético Mineiro)

Escrito por:

Da redação