Publicado 02 de Março de 2014 - 20h58

Por Milene Moreto

Centenas de pessoas acompanharam o grupo que contou com a presença da Bateria Alcalina formada por músicos da Unicamp

Camila Moreira/ AAN

Centenas de pessoas acompanharam o grupo que contou com a presença da Bateria Alcalina formada por músicos da Unicamp

Os blocos de Carnaval mais uma vez garantiram a folia em Campinas no terceiro dia de festa na cidade.

O União Altaneira tomou neste domingo (2) a Avenida Santa Izabel, em Barão Geraldo, com o enredo "O Mar Altaneiro" . Centenas de pessoas acompanharam o grupo que contou com a presença da Bateria Alcalina formada por músicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O distrito é famoso por arrebanhar multidões durante a festa com vários blocos carnavalescos. Este ano, policiais militares, guardas municipais e agentes da Empresa de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) acompanharam o evento.

O clima foi tranquilo no início do desfile. O casal Brigida Cruz e Aledson Marques aproveitaram para levar o pequeno Hélio para curtir a festa. "Este é o nosso primeiro ano em Barão Geraldo. Já viemos em um outro desfile e foi gostoso, bem tranquilo", disse Brigida.

Fantasiados de Iemanjá e Netuno, o casal Edna Pimenta e Djalma Braz participaram da fundação do grupo e desfilam desde 2006. "O grupo surgiu de um trabalho social e da junção de diversos músicos. Desde então o desfile passou a ser tradicional em Barão Geraldo. Este ano escolhemos o mar como tema", disse Edna.

O União altaneira une diferentes grupos artísticos e culturais de Campinas e mistura diversas manifestações carnavalescas e da cultura popular com samba e ritmos afro-brasileiros.

Cupinzeiro

Para quem não abre mão de acompanhar o Carnaval em Barão Geraldo vale prestar atenção na agenda. Nesta segunda-feira (3) quem desfila no distrito é o outro grupo tradicional: o Cupinzeiro.

A festa começa às 17h, na Praça do Coco. O Bloco do Cupinzeiro surgiu em 2002 e foi criado com o objetivo de recuperar a brincadeira do Carnaval de rua e a tradição dos blocos carnavalescos dos bairros de Campinas.

Há onze anos o bloco desfila pelas ruas de Barão Geraldo reunindo jovens, crianças e adultos para cantar e brincar o Carnaval.

Escrito por:

Milene Moreto