Publicado 19 de Fevereiro de 2014 - 5h30

O Rotary Club de Campinas organiza no próximo sábado um mutirão de ação social na Praça Arautos da Paz, no Taquaral. Chamado de Rotary em Ação, o evento irá oferecer exames de hepatite e oftalmológicos, aferição de pressão, cortes de cabelo, assistência odontológica, assistência jurídica, entre outros serviços, gratuitamente, das 8h às 13h. Aproximadamente 200 voluntários devem participar do mutirão, que tem o apoio da Prefeitura.

O coordenador geral da iniciativa e membro do Rotary na cidade, Eduardo Nasser, afirmou que o objetivo da ação é mostrar à população que existem formas diretas de se voluntariar e ajudar o próximo de forma efetiva. “Vamos oferecer serviços simples, mas importantes à comunidade. São procedimentos que muitas vezes demandam burocracia, mas que no local poderão ser feitos em cinco minutos”, disse Nasser.

Uma das atividades que serão retormadas nessa ação é a Feira da Gratidão, que ocorreu pela última vez em 2009, onde pessoas poderão doar ou trocar roupas e objetos. Técnicos da Secretaria de Saúde vão ministrar ainda uma palestra sobre comunicação não violenta, que incentiva o estabelecimento de relações de parceria e cooperação pela empatia. O sistema pode ser empregado com filhos, amigos e nas relações de trabalho.

Uma equipe de manejo de fauna urbana da Prefeitura irá falar sobre como lidar com animais peçonhentos e sobre o combate à dengue. A violência contra a mulher também será tema de palestra e orientação.

“Outra iniciativa muito legal que conseguimos trazer é a assistência para construção civil, que vai orientar as pessoas sobre as regras de obras nas casas e regularização de imóveis”, afirmou Nasser. Completam a programação as oficinas de ioga, capoeira, a apresentação da Escola de Samba Renascença, da banda dos patrulheiros, show com o canil da Polícia Militar e exposição de artefatos do Corpo de Bombeiros, além de apresentações musicais diversas;

Voluntária pela primeira vez, a dentista Adriana Mendes, de 32 anos, estará com uma unidade móvel de odontologia para fazer avaliação na população e reforçar a prevenção contra o câncer bucal, com o apoio do Conselho Regional de Odontologia. “Comecei 2014 com muita vontade de fazer mais trabalhos sociais e voluntários. Vi na ação do Rotary uma oportunidade bacana de ajudar o próximo”, disse.