Publicado 20 de Fevereiro de 2014 - 8h29

Por Da redação

Funcionários da prefeitura de Limeira plantam árvore em rua da cidade

Wagner Morente/Prefeitura de Limeira

Funcionários da prefeitura de Limeira plantam árvore em rua da cidade

A prefeitura de Limeira está intensificando o plantio de árvores. Um dos objetivos é refrescar a cidade. Em 2013, o Departamento de Áreas Verdes (Depave) plantou cerca de 1.400 mudas, enquanto só no começo deste ano já foram plantadas aproximadamente 1.500.

“Muitos pedem remoção em frente a suas casas, mas se esquecem de que as árvores purificam o ar que respiramos. Se queremos ter um município de qualidade, temos que ter várias árvores espalhadas pela cidade”, diz o diretor do Depave, Rogério Mesquita. 

A expectativa é plantar entre 6.000 a 7.000 mudas até o final do ano. Atualmente o município tem 89 mil árvores.

A arborização prioriza as áreas públicas, como prefeitura, Centros Comunitários, UBSs e escolas. Além disso, o Depave está substituindo árvores doentes ou que foram danificadas. “Do total de árvores repostas, 20% foram alvo de vandalismo”, diz Mesquita.

Antes de fazer o plantio, é realizado um planejamento no local desejado para a escolha da espécie mais adequada. É verificado se há fiação ou calçadas que possam ser prejudicadas.

As espécies plantadas atualmente são quaresmeira, reseda-rosa, reseda-branca, oiti e ipê-branco. Parte das mudas é produzida no Viveiro Municipal e, outra, por compensação ambiental.

Quem tiver interesse em que uma árvore seja plantada em frente a sua casa pode entrar em contato pelo telefone 3442-9628 ou pelo 156 e a prefeitura irá até o local. O plantio é gratuito.

Veja também

Escrito por:

Da redação