Publicado 20 de Fevereiro de 2014 - 5h00

Por Da redação

Os bonecos gigantes do grupo de cultura popular de Campinas As Caixeirosas

Divulgação/Davi Moraes

Os bonecos gigantes do grupo de cultura popular de Campinas As Caixeirosas

Para quem está buscando um espaço lúdico para brincar o Carnaval, o bar e restaurante Almanaque Café, em Campinas, preparou uma atração muito especial para a família toda, principalmente voltada à meninada. Nas matinês, a folia será ao som do tradicional bloco As Caixeirosas. E durante as noites, duas bandas irão interpretar marchinhas, sambas e outras preciosidades do Carnaval.

Bem ao gosto da nossa cultura popular. As informações são da assessoria de imprensa. As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua do distrito de Barão Geraldo, em Campinas, fundado em 2006 pela arte-educadora Cristina Bueno, que originou os grupos "Caixeiras da Guia" e "Caixeiras das Nascentes".

Seus integrantes tocam caixa (ou tambor pequeno) - instrumento de percussão classificado pela família dos membrafones, com som produzido pela vibração da membrana (pele). É considerado um tambor sagrado por conduzir várias manifestações populares, como Festa do Divino, Congadas, Moçambiques, Folias de Reis entre outras. No Brasil, o único lugar que as mulheres tocam tambor em festa sagrada é na Festa do Divino do Maranhão e são conhecidas como Caixeiras.

Boneca gigante

Associados aos ritmos do corpo e da natureza, os tambores foram meio de comunicação entre os homens e seus deuses. Através dos tempos foram ganhando diversas formas, tamanhos e timbres. Às vezes tocados com as mãos livres, outras com o auxílio de baquetas. Na festa do Almanaque Café, o bloco, que a cada ano traz uma nova boneca gigante, apresenta "Aurelinda Maria", uma burrinha charmosa, vinda diretamente de Fortaleza (Ceará).

Serviço

Carnaval no Almanaque Café

Matinês no domingo (2/03) e terça-feira (4/3), das 17h às 19h - Ingressos: R$ 25,00

Noites, de sábado (1º/3) e terça (4/3), a partir das 22h – Ingressos: R$ 50,00

Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240 – Barão Geraldo - Campinas. Telefone: (19) 3249-0014

Escrito por:

Da redação