Publicado 19 de Fevereiro de 2014 - 14h47

Alunos desenvolveram robô para a competição

Divulgação

Alunos desenvolveram robô para a competição

Alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), de São José dos Campos, embarcaram nesta semana para os Estados Unidos, para participar do First Robotics Competition (FRC) 2014, onde vão competir com um robô montado pela equipe Cephatron # 1860.

 

A competição de robótica envolve escolas do ensino médio e técnico do mundo inteiro e será realizada de 13 a 15 de março, em Dallas. A equipe vem conquistando prêmios desde 2006. O projeto recebe patrocínio da Johnson & Johnson. 

 

Os alunos iniciaram a montagem no dia 4 janeiro, quando as regras da competição foram divulgadas. Segundo o professor Carlos Roberto dos Santos, os alunos construíram o robô, praticamente, sozinhos.  

 

No Cephas, alunos dos cursos de eletrônica, mecânica e administração se dedicaram intensamente na montagem do robô para cumprir a tarefa em tempo hábil. “Eles construíram o robô praticamente sozinhos”, disse o professor Carlos Roberto dos Santos.

 

Para o estudante de eletrônica, Felipe da Silva Andrade, 19, montar o robô e trocar experiências com jovens do mundo todo é um grande aprendizado. “Participo do projeto desde 2010. Ampliei meus conhecimentos e aprendi a trabalhar em equipe. Ganhamos de muitos times americanos e aprendemos muito com eles também, pois trazemos novas ideias de lá. Aqui também, aprendemos muito sobre as demais disciplinas envolvidas no projeto”, disse. 

 

O Cephas é uma instituição educacional mantida pela Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) e tem como finalidade oferecer educação profissional por meio de cursos técnicos de nível médio, de acordo com a LDB 9394/96. Oferece também cursos de qualificação e requalificação pela formação inicial e continuada, ou seja, cursos de curta duração para atender trabalhadores, independentemente de escolaridade prévia.

 

Veja também