Publicado 12 de Fevereiro de 2014 - 5h00

Por Maria Teresa Costa

Os recursos para financiar as reformas necessárias no estádio do Guarani e no centro de treinamento e estádio da Ponte Preta para os treinos das seleções da Nigéria e Portugal foram garantidos pelas empresas Cenário Capital e a Coldwell Banker, que integram a holding Brasilinvest. O presidente do grupo, Fernando Garnero, não tem ainda uma estimativa dos custos, mas segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), a previsão é de que será necessário R$ 1,1 milhão. Com isso, a Prefeitura não precisará utilizar verba do Fundo de Apoio ao Turismo (FAT), formado por repasses do Imposto Sobre Serviço (ISS) pagos pela rede hoteleira.

 

Segundo Garnero, a iniciativa do grupo tem dois enfoques. O primeiro, disse, é participar e ajudar a cidade que irá receber duas seleções da Copa do Mundo e que é lugar de residência da família. O segundo é a visibilidade mundial que Campinas terá assim que as seleções chegarem, o que poderá alavancar os negócios internacionais do grupo. "Nos empolgou bastante a proposta de utilizar a grama que será trocada nos campos de futebol da periferia. É um projeto social muito importante" , afirmou.

 

Padrão Fifa

 

Garnero informou que o grupo está em contato com a empresa credenciada pela Fifa para garantir o padrão dos campos exigidos pela federação, para poder seguir os critérios exigidos nas reformas que serão feitas em Campinas. O prefeito se comprometeu com as seleções a ajudar nas estruturas dos locais de treinamento e do centro de imprensa e estava disposto a utilizar recursos do FAT para isso, caso não conseguisse um parceiro privado. Jonas afirmou nesta quarta-feira (12) que se a Prefeitura precisar participar do investimento, isso poderá ocorrer com fornecimento de mão de obra, equipamentos.

 

Segundo ele, a previsão é que na sexta-feira (14) comece a ser retirada a grama do CT da Ponte no Jardim Eulina. Depois disso, será a vez do gramado do Guarani. O s locais de treino das seleções de Portugal e Nigéria estão passando por adaptações que foram exigidas pelas equipes. Toda a grama a ser retirada da Ponte Preta e do Guarani para que os campos possam ser adequados às normas da Fifa, será replantada em campos de futebol da periferia.

 

Além de ajudar a melhorar as condições da prática do esporte nos bairros, a Prefeitura acredita que haverá também um impacto emocional nos atletas que usarão os campos - a satisfação de jogar no mesmo gramado que recebeu times importantes. O gramado do Guarani será levado para a praça de esportes do Jardim Capivari, e a do CT da Ponte irá para o Jardim Fernanda 2.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo concorre ao prêmio da Fifa ao lado de Lionel Messi e o Franck RibéryO ídolo português do futebol e eleito melhor jogado do mundo de 2013 pela Fifa, Cristiano Ronaldo (foto), vai visitar o Centro Infantil Boldrini, hospital referência no tratamento do câncer infantil, durante sua hospedagem em Campinas, informou o prefeito Jonas Donizette (PSB). Jonas disse que está negociando para que outras obras sociais da cidade possam receber visita de atletas dos times portugueses e nigerianos.

A presidente do Boldrini, Silvia Brandalise, comemorou a notícia e disse que a visita de esportistas, de pessoas de projeção nacional de internacional sempre levam euforia às crianças e adolescentes. "Elas propiciam uma conexão do mundo sofrido de um hospital com uma realidade mais rica do esporte e visitas assim levam esperança. A possibilidade de um autografo, de uma foto, de um sorriso é uma preciosidade" , afirmou. Para o atleta, disse Sílvia, é um ato de cidadania.

Parcerias econômicas

A presença da seleção de Portugal na cidade durante a Copa do Mundo será uma aceleradora do potencial de parcerias econômicas entre Campinas e cidades portuguesas, segundo o cônsul geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lopes Lourenço, que se encontrou ontem com o prefeito Jonas Donizette (PSB). Eles acertaram a realização de uma rodada de negócios, no segundo semestre, para aproximar empresários portugueses e de Campinas, para alavancar investimentos especialmente em tecnologia.

 

Foto: Dominique Torquato/AAN

Prefeito Jonas Donizete recebe o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço

Prefeito Jonas Donizete recebe o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço

Para o cônsul, a presença da seleção terá cobertura intensa da imprensa do seu país - um avião com 200 jornalistas desembarcará em Viracopos para acompanhar a seleção - e vai projetar Campinas no cenário internacional. "Isso abrirá imensas oportunidades de negócios", afirmou.



A Copa será a oportunidade para uma aproximação de empresários brasileiros com portugueses", disse Jonas, citando o setor bancário como exemplo para uma promissora parceria. O prefeito afirmou que Campinas terá um estande em na BLT, importante feira internacional de Turismo e Hotelaria, que será realizada em Lisboa entre os dias 12 e 16 de março. Além disso, várias ações estão sendo feitas para que os países se divulguem mutuamente. Em Portugal, o consulado vai preparar um material sobre Campinas; no município paulista, alunos da Rede Municipal de Ensino vão preparar cartilhas informativas não só sobre Portugal, mas também sobre a Nigéria.

 

Veja também

Escrito por:

Maria Teresa Costa