Publicado 02 de Março de 2014 - 1h10

Por Adriana Leite

 Há vagas para agente de ação social e intérpretes de libras/português

Cedoc/RAC

Há vagas para agente de ação social e intérpretes de libras/português

O Campinas e Região Convention & Visitors Bureau e o governo municipal começam este mês uma ofensiva para promover a imagem de Campinas no País e também no Exterior. O objetivo é mostrar a cidade e a região como destinos turísticos também para lazer e captar público durante a Copa do Mundo.

As ações vão desde a participação em feiras de turismo até o lançamento de uma van que transportará turistas em roteiros pela cidade que irão dos shopping centers aos pontos históricos. Nesta terça-feira (24), o Convention realizou um evento para apresentar as ações da entidade na promoção do turismo local e também para discutir as estratégias para a Copa do Mundo.

Potencial

Os representantes do setor acreditam que Campinas tem potencial para atrair turistas nacionais e estrangeiros. O município também serviria como opção aos grandes centros (São Paulo e Rio de Janeiro). E o Aeroporto Internacional de Viracopos será apresentado como um diferencial no deslocamento dos turistas.

O diretor executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, Fernando Vernier, afirmou que as ações da entidade têm como objetivo divulgar a cidade e a região no Brasil e também no Exterior. “Nesse momento, é um estímulo para movimentar o turismo no Brasil é a Copa do Mundo. Mas o nosso trabalho vai além da atração de turistas na época do evento. Nós queremos que Campinas se transforme em um destino turístico que receba turistas de negócios e de lazer”, comentou.

Preparação

Ele ressaltou que os empresários ligados ao setor de turismo se preparam para recepcionar os turistas que virão à cidade durante o evento esportivo. “Durante a Copa do mundo, a tendência é de queda das reservas dos turistas de negócios. É necessário captar público para que o nível de ocupação dos hotéis permaneça na média do período em outros anos”, disse.

Ele salientou que as reservas para a época da Copa ainda estão fracas nos hotéis da cidade. A previsão é que os turistas comecem a fechar a hospedagem em quantidade maior nos próximos meses.

Lazer

O diretor executivo disse que a intenção é trabalhar Campinas e região como destino de lazer. “Conforme estudos, as cidades em um raio de 200 quilômetros das cidades-sede da Copa do Mundo atraem os turistas. Muito provavelmente milhares de turistas vão passar na nossa região. Queremos apresentar o potencial da região e das atrações de entretenimento. Estamos próximos a locais como Holambra e o Circuito das Águas. Queremos apresentar Campinas como um destino viável. Temos ainda o Aeroporto Internacional de Viracopos, que será mais um vetor de atração”, disse.

A entidade começa a testar no próximo mês um projeto que deve ganhar força no período do Mundial. “Nós teremos uma van que vai transportar turistas em três roteiros. Um deles vai percorrer os shopping centers. O outro fará o roteiro gastronômico e o terceiro irá aos pontos turísticos e históricos. A entidade fará parcerias com os centros de compras e hotéis para viabilizar o projeto”, comentou.

Ações

Durante o evento desta terça, o Convention fez o lançamento oficial do guia turístico, do novo site e também das ações planejadas para este ano como o Festival Gastronômico. O diretor executivo do Convention afirmou que os empresários se preparam para atender os turistas durante a Copa do Mundo.

“Os diferentes setores do turismo se preparam para o Mundial. Os restaurantes e bares estão com cardápios diferenciados. Também haverá promoções”, disse. Ele afirmou que as tarifas dos hotéis foram definidas dentro de um padrão de mercado e sem valores exorbitantes.

Retorno

A diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo, Alexandra Caprioli, afirmou que os empresários locais investem para atender a demanda que virá com a Copa do Mundo. “Os empresários sabem que o Mundial é uma oportunidade para apresentar Campinas e captar turistas. Duas seleções ficarão hospedadas na cidade. Os investimentos terão retorno”, comentou.

Ela disse que no próximo mês o governo municipal vai participar da feira da Bolsa de Turismo de Portugal (BTL). “O objetivo é mostrar o potencial de Campinas. No nosso planejamento, há outras feiras como uma feira de eventos que vai ocorrer em março em São Paulo”, disse.

Escrito por:

Adriana Leite