Publicado 20 de Fevereiro de 2014 - 9h00

Cena do filme 'Cães de Aluguel', de Quentin Tarantino

Divulgação

Cena do filme 'Cães de Aluguel', de Quentin Tarantino

Veja quando tudo começou para Quentin Tarantino em 'Cães de Aluguel', de 1992, filme que o canal TCM exibe nesta quinta-feira (20), às 22h. E veja porque o diretor se transformou em um dos grandes nomes do cinema mundial. E, veja, por fim, como ele evolui deste que é um filme radical para o grande cinema que pratica hoje. Radicalidade que começa com o número de vezes em que a palavra “fuck” é usada: 272.

 

Hoje, mais refinado, Tarantino mostra mais do que fala. Mas era filme de um iniciante e, mesmo assim, provocou enorme impacto, especialmente por causa da violência.

 

Joe Cabot (Lawrence Tierney), experiente criminoso, reúne grupo de bandidos para um roubo de diamantes. Eles não sabem nada uns sobre os outros e utilizam uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo saiu errado. Estão lá todos os elementos que veríamos posteriormente na obra do cineasta, de suas referências cinematográficas às citações explícitas, além da narrativa não-linear que o consagraria dois anos depois com 'Pulp Fiction – Tempo de Violência'. O filme ainda tem Harvey Keitel e Steve Buscemi no elenco.