Publicado 23 de Fevereiro de 2014 - 5h00

O preço: 269 mil reais

Divulgação

O preço: 269 mil reais

Carro japonês de luxo ainda é artigo raro por aqui. Talvez por isso, a Lexus, divisão de veículos premium da Toyota, ainda não rivalize na preferência do consumidor brasileiro com marcas tradicionais como Mercedes, BMW e Audi. Seus modelos, no entanto, não ficam atrás da concorrência quando o assunto é refinamento, conforto e desempenho. O imponente Lexus RX 350, vendido no Brasil desde 2012, confirma essas qualidades.

 

Agregando mordomias de um carro de luxo e versatilidade dos utilitários esportivos, o RX 350 exibe uma estampa arrojada e elegante. Elementos como a grade dianteira (que tem ao centro o logotipo da marca), luzes diurnas de led em forma de L contornando os faróis dianteiros, lanternas traseiras também em led, antena em formato barbatana de tubarão e rodas de liga leve de 18 polegadas criam uma combinação esportiva e dinâmica e um código visual único para o modelo.

 

O RX 350 também impressiona pelo espaço interno: acomoda confortavelmente cinco pessoas e tem mais 1.132 litros de bagagem – a abertura do compartimento de carga tem acionamento elétrico. O acabamento interno emprega materiais de ótima qualidade e mistura com bom gosto elementos de plástico rígido e couro. As funcionalidades disponíveis no interior incluem volante, banco do motorista e do passageiro da frente com regulagem elétrica, ar-condicionado com duas zonas de temperatura, central multimídia (GPS incluso) com tela de oito polegadas e sistema de som premium com 12 alto-falantes e quatro tweeters.

O preço: 269 mil reais

Tecnologia antiacidentes

No que se refere à segurança, o Lexus RX 350 incorpora tecnologias de ponta, como controle eletrônico de estabilidade e freios a disco com ABS, EBD e BAS, que evitam o travamento das rodas e contribuem para manter a trajetória do veículo em frenagens de emergência.

 

Quando o condutor deseja respostas rápidas, o Controle Integrado de Dinâmica do Veículo (VDIM) interfere nos sistemas de direção, freios, transmissão e demais dispositivos de segurança, integrando-os aos controles de estabilidade e dinâmica. Para completar, o carro traz ainda dez airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motoristas e passageiro dianteiro).

O preço: 269 mil reais

Comodidade, silêncio e consumo inteligente

 

A chave inteligente é outro recurso tecnológico interessante disponível no Lexus RX 350. Com ela no bolso, basta tocar na maçaneta para destravar as portas do carro. Acomodado no veículo, é hora de apertar o botão de partida e aí o utilitário esportivo Lexus surpreende novamente. Quase não dá para sentir o ronco do motor e a trepidação é mínima, mas o motorzão 3.5 V6 está lá, prontinho para entrar em ação.

 

Com 277 cavalos e torque de 35,3 kgfm, esse propulsor atua acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades que também permite troca de marchas pelo motorista. Dotado de um sistema de comando inteligente de abertura de válvulas, o motor do RX 350 também privilegia a economia de combustível e, por consequência, a baixa emissão de gases poluentes.

 

A dirigibilidade do carro também é impecável. A suspensão elevada é compensada pela tração integral (4x4) inteligente, que distribui até 50% do torque para as rodas traseiras caso haja perda de aderência no eixo dianteiro. A calibragem da suspensão, com padrão norte-americano, também ajuda a filtrar com eficiência as irregularidades do piso, mesmo quando se roda na terra.