Publicado 23 de Fevereiro de 2014 - 5h11

Frango à passarinho, chouriço com cebola e moela: o trio de ouro do Bar do Frango, o boteco que é o paraíso da informalidade

Rodrigo Zanotto /Especial para AAN

Frango à passarinho, chouriço com cebola e moela: o trio de ouro do Bar do Frango, o boteco que é o paraíso da informalidade

Luiz não é, necessariamente, um homem de gentilezas. Mas a fala firme, rouca, em alto volume, e o repertório de palavrões que solta quase sem parar são puro marketing. A figura do homem é tão emblemática que não há freguês que resista a cutucá-lo só para ouvir uma das réplicas sacanas do seu vocabulário. Em Barão Geraldo, onde os bares andam cada vez mais superfaturados, a casa do Luiz ainda é um paraíso de informalidades. Se duvidar, faça um teste: pergunte a qualquer um no distrito onde fica o Bar do Frango e é bem provável que o informante te acompanhe até a enorme esquina das avenidas Santa Isabel e Modesto Fernandes.

 

Nem é preciso ser cliente das antigas para entrar no clima e fazer a festa no boteco. Luiz, que sonha em transformar a casa num City Bar de Barão Geraldo, está no comando do estabelecimento há duas décadas – o bar existe desde 1955 – e sabe que a maré anda boa para tirar do cardápio tal proposta. Com parte da concorrência entregue a comandas, seguranças emburrados e música de péssima qualidade, ele já reina com folga na ala das biroscas sem frescura da área. A começar pelo próprio frango, servido em versão à passarinho e em pedaços de coxa e sobrecoxa.

 

Trabalhadores dos mais variados holerites dividem o balcão ou as mesas para devorar o prato. Luiz sabe da fama do frango e garante a felicidade de todos sem titubear. Aos botequeiros mais rodados, o Bar do Frango também serve chouriço, acompanhado de bastante cebola, e uma moela espetacular. “Se falar que ‘tá’ ruim eu te mato”, dispara Luiz. Nem precisa ameaçar, meu parceiro, porque a vida ganha – e muito – com o Bar do Frango à disposição.

BAR DO FRANGO

Avenida Santa Isabel, 167,

Barão Geraldo, f. (19) 3289-3350. Aberto de segunda a sábado,

das 9h às 23h.