Publicado 28 de Fevereiro de 2014 - 12h24

Por Da redação

Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia em Nova Odessa

Divulgação

Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia em Nova Odessa

O número de mortos no Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia em Nova Odessa caiu 18,7%. Em 2013 foram 153 mortes contra 188 em 2012. Os números são de um balanço apresentado na quinta-feira (27) na Câmara Municipal. A maior queda foi registrada no pronto-socorro, com 83 casos em 2012 e 57 em 2013 (redução de 31,3%). O número de consultas no PS cresceu 6,4%, passando de 94.607 para 100.672.

Ainda segundo o relatório, o número de mortos com idades entre 0 e 60 foi o mesmo nos dois períodos comparativos. Em 2012 e 2013, foram 53 mortes nessa faixa etária por ano. A diferença está na quantidade de mortes de idosos. Em 2012 foram 184 registros na faixa etária acima dos 60 anos. Em 2013, 154.

“Continuamos tendo como meta o fortalecimento da atenção básica, com mais médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que o morador não precise sair de seu bairro para buscar atendimento”, afirmou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.

Para a diretora de Atenção Básica Preventiva, Adriana Cristina Welsh Ferraz, a redução de mortes na faixa etária acima dos 60 anos é resultado do trabalho intensificado na prevenção de doenças.

“O envelhecimento saudável é um processo que começa muito antes dos 60 anos. A prevenção e a atenção básica são essenciais. Mas, além disso, desenvolvemos ações voltadas à manutenção da saúde dos idosos, principalmente com as atividades do Clube da Melhor Idade”, disse Adriana.

No Clube da Melhor Idade, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade, são oferecidas atividades físicas como dança e Pilates, além de jogos que estimulam a memória e outros trabalhos.

Para a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, “trabalhar pela saúde pública envolve o investimento em educação, com trabalhos de orientação e merenda escolar de qualidade. Abrange também a prática esportiva e o saneamento básico”.

A prefeitura oferece escolinhas de modalidades, piscina pública com aulas gratuitas de natação, esgoto coletado e água tratada.

Escrito por:

Da redação