Publicado 22 de Fevereiro de 2014 - 13h36

Por Vilma Gasques

A seleção desse ano contou com 12,5 mil candidatos

Gustavo Tilio/Especial para a AAN

A seleção desse ano contou com 12,5 mil candidatos

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) recebeu neste sábado (22) a nova turma de alunos para o curso deste ano. São 520 jovens vindos de todos os Estados do Brasil e um único sonho: se tornar um oficial do Exército.

A cerimônia teve início com a tradicional Solenidade de Entrada dos Alunos pelos Portões da Escola.

O ingresso na EsPCEx é feito por intermédio de um concurso de admissão realizado anualmente, para jovens do sexo masculino que estejam cursando, ou tenham concluído, o Ensino Médio.

A seleção desse ano contou com 12,5 mil candidatos. Os selecionados realizam em um ano um curso equivalente ao primeiro ano do Ensino Superior, acrescido de formação militar necessária ao futuro cadete.

"Esse é o sonho da minha vida. Tenho vocação para o serviço militar e vou me preparar porque confio no Exército Brasileiro", define o novo estudante da EsPCEx Rafael Lopes Moreira, de 21 anos, que veio do Piauí para estudar em Campinas.

Moreira cumpriu o Serviço Militar em 2011 e diz que passou o ano de 2013 estudando e se preparando para os exames. "A prova é muito difícil. Não somente a parte teórica, mas também a física. Agora é o começo da minha carreira. E sei que vou me tornar um bom combatente. Sonho em participar de missões em outros países, como a que o Exército realiza no Haiti", resume.

Moreira e os outros estudantes que entraram pelos portões da escola também participaram da Cerimônia de Entrega da Boina, feita por familiares, que os identificam oficialmente como alunos da EsPCEx.

Depois desse primeiro ano em Campinas, os alunos conquistam o título de Cadete do Exército e seguem para a Academia Militar das Agulhas Negras (Resende-RJ), na qual passarão mais quatro anos aprendendo as diversas técnicas acadêmicas e de combate exigidas para se tornar um Oficial do Exército.

História

Única em todo o Exército Brasileiro, a Escola de Cadetes está localizada no Jardim

Chapadão, em Campinas. Escola Militar de nível superior, desde 2012 passou a ser o primeiro ano de formação do oficial de carreira do Exército da linha do Ensino Militar Bélico, que conta com duração de cinco anos.

O ensino Preparatório do Exército teve início em 1939, com a transformação do Colégio Militar de Porto Alegre em Escola de Formação de Cadetes. Em 1944 teve início a construção do atual prédio da EsPCEx em Campinas, cujo projeto, em estilo colonial espanhol, é de autoria do engenheiro-arquiteto Hernani do Val Penteado.

Os alunos aprovados no exame de admissão ficam alojados na Escola em regime de internato e recebem, além das aulas de instruções, fardamento, alimentação e ajuda de custo.

Eles são divididos em três companhias: Águia, Leão e Pantera, e cada uma delas conta com cinco pelotões.

Escrito por:

Vilma Gasques