Publicado 20 de Fevereiro de 2014 - 19h57

Poupatempo está entre os serviços mais lembrados pela população

Cedoc/RAC

Poupatempo está entre os serviços mais lembrados pela população

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) irá ganhar duas novas unidades do Poupatempo até o fim de março. As inaugurações dos postos em Indaiatuba e Americana fazem parte dos planos de expansão do serviço para 2014, que prevê a criação de 36 unidades em todo Estado até o final do ano e que consumiu R$ 40 milhões em investimentos. Entre as cidades que irão receber os postos no interior estão ainda Itu, Mogi Guaçu e Limeira. “A ideia é descentralizar o serviço e, assim, atender a uma parcela maior da população, evitando deslocamentos”, afirmou o secretário estadual de Gestão Pública, Davi Zaia.

 

O secretário esteve nesta quinta-feira (18) em Campinas para falar sobre os planos de expansão do Poupatempo na região e acrescentou que, além de novos postos, o governo planeja oferecer cada vez mais serviços remotos. “O agendamento eletrônico já está disponível em todo Estado. Com ele é possível distribuir melhor o atendimento, de forma a evitar longas esperas e gargalos”, disse.

 

Balcão Único

A próxima mudança deve ser o Balcão Único, que unificará o banco de dados do

Foto: Carlos Sousa Ramos/AAN

Secretário estadual de Gestão Pública, David Zaia

Secretário estadual de Gestão Pública, David Zaia

RG e do Detran. “Isso vai facilitar muito o atendimento e identificação dos usuários, e terá impacto até na investigação criminal”, completou.

 

Hoje existem 32 postos de atendimento do Poupatempo em todo Estado. O posto de Indaiatuba está em fase final e deve ficar pronto até março. O de Americana já está finalizado e deve iniciar os trabalhos na próxima semana.

 

Parcerias

 

As unidades estão sendo implantadas, em sua maioria, em parceria com as prefeituras. Pelo modelo, os municípios fornecem o local e o Estado banca o custo mensal das unidades, que chega a R$ 130 mil. “Essa verba cobre os custos com funcionários e manutenção de equipamentos”, completou.

 

Zaia ressaltou a importância do Poupatempo e cita uma pesquisa feita pelo Ibope com internautas paulistanos. Os usuários de internet foram ouvidos sobre os serviços com maior utilidade no seu cotidiano. “O mais lembrado foi o Google e depois o Poupatempo. No terceiro e quarto lugar ficaram o Climatempo e Ingresso.com”, contou Zaia.

Ceasa

A Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) recebe neste sábado (22) os serviços do Poupatempo. A população poderá fazer a primeira via de RG para menores de 16 anos e da carteira de trabalho e ainda esclarecer dúvidas sobre os mais de 400 serviços disponíveis no programa. A atividade vai acontecer no Mercado de Flores da Ceasa, das 8h às 13h. A Central fica na Rodovia Dom Pedro I, km 140,5, em Campinas.