Publicado 21 de Fevereiro de 2014 - 5h00

Colaboração: José Carlos Nery

 

Por definição, saneamento básico é o conjunto de medidas adotadas em uma região para melhorar a qualidade de vida e a saúde dos habitantes impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico e mental.

Mas o que isso tem a ver agora? É que foi exatamente esta a definição de Marcelo Mainardi, VP Comercial, para justificar as recentes transformações no Grupo Bandeirantes. Segundo ele, houve a necessidade de realizar um “saneamento básico” para se ajustar a uma nova realidade.

Dentre as medidas adotadas, a contratação de um serviço de auditoria, adoção de nova política de gastos, cortes de funcionários, redução de salários e unificação do vídeo – TV aberta e canais por assinatura - “a Band passou o cano, ninguém tá vendo, mas ele tá correndo por baixo”, avisou.

Os investimentos serão feitos, segundo discurso bem ensaiado da direção da emissora, dentro de uma nova realidade e observando ordem de prioridades previamente determinada.

Gastos exorbitantes com futebol, automobilismo e relacionados à construção da nova sede de São Paulo, por ora, estão descartados.

TV Tudo

Linha divisória

Por mais que a alta cúpula da TV Gazeta tente contornar, há uma divisão perigosa entre o Núcleo de Criação, formado por ex-alunos da Faculdade Cásper Líbero, e o seu Departamento Artístico.

Alguns programas, como “A Máquina”, “Hoje tem” e “Vem Comigo”, nem estão mais sob o guarda-chuva da diretora responsável, Marinês Rodrigues.

Nanda na fita

Está em vias de ser confirmada a escalação de Nanda Costa em “Falso Brilhante”, do Aguinaldo Silva, substituta de “Em Família”, na Globo. Ainda não são conhecidos detalhes da personagem.

Será a sua volta às novelas depois de “Salve Jorge”. De lá até aqui, ela só fez a série “O Caçador”, com gravações em andamento.

No escuro

O programa diário do Milton Neves, na Bandeirantes, durante a Copa do Mundo, já tem cotas de patrocínio vendidas.

Vendidas ainda sem a definição do título ou o horário de exibição.

Data marcada

O Nat Geo fixou para 2 de março, um domingo, 21h15, a primeira exibição do “Top Nat Geo”, com Patrícia Maldonado (foto).

Programa de documentários semanal, vai apresentar na estreia os lugares mais interessantes para serem visitados.

 

Patrícia Maldonado terá programa no NatGeo

 

 

 

 

Cadê o Marcão?

O grande desafio para todo pessoal do rádio e da televisão está sendo localizar ou, pelo menos, conseguir uma conversa com o ex-goleiro Marcos, campeão mundial em 2002.

Por toda a sua trajetória como jogador, além de um tremendo bom caráter, ele já teve seu nome lembrado para trabalhos no mundial que vem por aí. Só que se isolou. Não quer papo com ninguém.

Meia zero

A Record não está economizando em nada no que diz respeito a contratações para o “Domingo Show”, do Geraldo Luiz.

Só nos últimos dias, cerca de 60 profissionais foram chamados para compor a equipe do programa. Tudo está sendo feito para afastar definitivamente o SBT e Celso Portiolli da briga pelo segundo lugar.

Feminino e masculino

Pessoal da Band estava em busca de um homem e de uma mulher para fechar o time da “Liga”.

O problema, nas últimas horas, foi resolvido pela metade, com o acerto do Cazé Peçanha, que ia sair, mas resolveu ficar. China, Mariana Weickert e Thaíde também estão confirmados. Só falta uma moça.

RSVP

Marat Descartes, da série “A Teia”, com excelentes serviços prestados ao nosso teatro e cinema, tem convite para integrar o elenco de “Buu”, na fila das 19 horas na Globo, escrita pelo Daniel Ortiz e supervisão do Silvio de Abreu.

No meio, Marat é conhecido pelos companheiros como um ator bem-sucedido em papéis complexos.

Olha só

A coluna apurou que o alto comando da Record está convidando os principais diretores das emissoras de todo o Brasil para uma reunião, na semana que vem, em São Paulo, na base da Barra Funda.

É dito apenas que o encontro servirá para apresentar os novos contratados e o planejamento da cabeça de rede para a atual temporada.

Não entendi

Oscar Filho e uma equipe do “CQC” já estão de volta a São Paulo, depois das gravações - com direito a perseguições, agressões e boletins de ocorrência - em Esperantina, no Piauí.

A entrevista com o prefeito local, alvo de supostas denúncias envolvendo licitações irregulares, não foi feita. O que chama atenção mesmo é o número de mensagens, mais de 350 mensagens, enviadas pelo jornalista Gil Sobreira, o que brigou com o Oscar. A maioria delas apenas com as palavras “Meus ovos”. Mas o que será que ele quer dizer com isso?

Bate – Rebate

· Manoel Carlos não pretende economizar na novela “Em Família”...

· ... Os próximos capítulos prometem cenas ainda mais arrojadas das personagens da Giovanna Antonelli, Tainá Muller e Bruna Marquezine.

· Começam na segunda-feira as gravações do novo programa do Marcelo Adnet e Marcius Melhem, na Globo...

· O SBT, ao longo deste ano, ainda aproveitará material da Warner...

· ... O contrato que existia entre as partes previa esta utilização...

· ... Mas não será, no entanto, uma coisa muito exagerada.

· A temporada 2014 do “Good News” começa neste sábado, amanhã portanto, com uma reportagem de Rafael Daguano sobre morcegos...

· ... Apresentação da Claudia Barthel. O programa volta com vinhetas, cenários e pacote gráfico reformulados.

· Ainda da Rede TV!, Marcelinho Carioca será o convidado do “Luciana by night”, da Luciana Gimenez, na terça que vem.

· “Meu Pedacinho de Chão”, do Benedito Ruy Barbosa, já em gravações, vai estrear na Globo no dia 7 de abril...

· ... É a substituta de “Joia Rara” na faixa das 18 horas.

C´est fini

Na Jovem Pan, AM e FM, terão programação única, dentro de muito pouco tempo.

Resta saber se será AM na FM ou FM na AM. Isto é que é importante definir.

Ficamos assim. Mas amanhã tem mais. Tchau!