Publicado 31 de Janeiro de 2014 - 6h30

Obras na alça de acesso entre as rodovias Dom Pedro e Adhemar de Barros, em Campinas

Dominique Torquato/AAN

Obras na alça de acesso entre as rodovias Dom Pedro e Adhemar de Barros, em Campinas

As obras de adequação no trevo que liga as rodovias Dom Pedro I (SP-065) e Adhemar de Barros (SP-340), na altura do Hipermercado Extra, em Campinas, já entraram na fase final. A previsão da Rota das Bandeiras, concessionária que administra a estrada, é que os trabalhos terminem em abril. A segunda etapa das obras começou em agosto de 2013.

Para dar mais fluidez ao trânsito, está sendo construído um túnel, no mesmo nível da pista, que permitirá acesso a quem trafega no sentido Campinas-Jaguariúna aos bairros da região, como o Parque Imperador. Hoje, para acessar a região, o motorista precisa pegar uma saída na altura do km 116 da Adhemar de Barros.

Reformulação da alça

Além da construção do túnel, está sendo feita uma reformulação na atual alça de acesso da rodovia D.Pedro, altura do Km 134 para a SP-340, para quem vem de Valinhos sentido Campinas. Será construída uma alça paralela à atual, mas que passará por cima desse túnel. Durante a obra, foram feitos trabalhos de implantação da passagem inferior, terraplenagem, pavimentação e construção do muro de contenção.

Ao todo, as melhorias no local receberão um investimento de R$ 3,6 milhões, totalmente custeado pela Rota das Bandeiras. O objetivo é garantir maior segurança e conforto aos usuários do Corredor Dom Pedro.

Marginais

Já as obras de construção das novas marginais no trecho do km 134 a 140, nos dois sentidos da Rodovia D. Pedro I, devem ser entregues até maio. Com a finalização do trecho, serão cerca de 12 km dos 32,6 km que serão construídos até o final do projeto. O trabalho segue em duas frentes: a construção das novas pistas próximo ao shopping Parque Dom Pedro e a detonação da rocha às margens no km 136 da rodovia, necessária para continuidade da obra.

Finalizada esta primeira etapa, a concessionária dará início aos trabalhos em outros trechos, cuja definição acontecerá de acordo com o andamento do licenciamento ambiental, dividido em trechos. O trecho que obtiver a licença será o que receberá a obra, estratégia que evita atrasos e paralisações. Dentro do projeto das marginais estão incluídos também a reformulação de cinco trevos. Atualmente os trabalhos já iniciaram nos trevos de Barão Geraldo e do Carrefour. Os trechos dos Amarais, Shopping Galleria e Sam’s Club também terão adequações.