Publicado 28 de Janeiro de 2014 - 7h00

Por Da Agência Anhanguera de Notícias

Viracopos vai ganhar um novo terminal de passageiros em maio

Cedoc RAC

Viracopos vai ganhar um novo terminal de passageiros em maio

A cidade de Campinas se prepara para recepcionar as seleções de Portugal e Nigéria e os turistas que virão para assistir a Copa do Mundo neste ano. Os aeroportos de Viracopos e dos Amarais são pontos de apoio para a chegada e saída de turistas. A estimativa é que a quantidade de pousos e decolagens aumente 51,2% durante dos meses de junho e julho nos terminais campineiros. O movimento deve passar dos atuais 554 movimentos para 838 operações por dia. A Prefeitura de Campinas vai "vender" a cidade em Portugal para elevar o fluxo de turistas internacionais no município. De acordo com os pedidos de voos na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), foram solicitados 284 novas operações entre Viracopos e ao Aeroporto de Santos Dumont (Rio de Janeiro) no período do Mundial de Futebol. O fato de o aeroporto permitir voos diretos para vários destinos do País foi fundamental para que sete seleções decidissem estabelecer cidades da região como base. Portugal tem partidas marcadas para Salvador, Fortaleza e Recife. A Nigéria vai jogar em Curitiba, Cuiabá e Porto Alegre.

Novo terminal

Para atender a demanda gerada pela competição e também como parte do plano de expansão de Viracopos, será inaugurado em maio o novo terminal de passageiros e serviços. A Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, informou que a primeira etapa de expansão receberá R$ 2,06 bilhões na construção do terminal de passageiros.

A empresa divulgou que trabalha para melhorar cada vez mais a estrutura do aeroporto e o nível de atendimento dos usuários. Segundo a concessionária, no primeiro ano de concessão Viracopos aumentou em 30% a área de pátio de aeronaves e ampliou as áreas do saguão, com a construção do mezanino e do conector de embarque. Também foi realizada a reforma e construção de 15 novos conjuntos de banheiros.

Capacidade

A concessionária salientou que o novo terminal de passageiros terá capacidade para receber até 22 milhões de pessoas por ano. O limite deve ser atingido em 2021, quando haverá um segundo ciclo de ampliações no local. O projeto do novo terminal prevê 28 pontes de embarque e 72 posições de pátio. Atualmente, o aeroporto tem 37 posições para a parada dos aviões. A expansão do terminal também vai culminar com a entrega do edifício-garagem, cuja capacidade será de 4 mil veículos. A segunda pista de pousos e decolagens de Viracopos deve ter as obras iniciadas no segundo semestre de 2013.

Sinergia

A diretora de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, Alexandra Caprioli, afirmou que o comitê organizador da Copa do governo municipal dialoga com a direção de Viracopos para que a estrutura de atendimento e das operações atenda a demanda durante o período da Copa do Mundo. "O novo terminal será inaugurado um mês antes do início da competição. O tempo para que todo o aparato de atendimento esteja funcionando bem é curto, mas há um esforço concentrado para que tudo saía perfeitamente durante o Mundial" , comentou.

Conforto

Ela disse que a nova estrutura vai propiciar mais conforto aos usuários. "A expectativa com a entrada em operação do novo terminal é grande. Além de aumentar a capacidade de atendimento dos passageiros, também vai elevar a estrutura de operações das companhias e prestadores de serviços" , ressaltou. A diretora afirmou que vai buscar orientações como o comitê paulista da Copa do Mundo, capitaneado pelo governo estadual, para saber da estrutura do Aeroporto dos Amarais.

Alexandra disse que o aeroporto poderá servir como um reforço para a aviação executiva. "Como estaremos com duas seleções hospedadas em Campinas, uma parcela dos turistas brasileiros pode vir com voos da aviação geral. O Aeroporto dos Amarais será uma alternativa para esse público" , salientou. Ela comentou que a missão campineira que irá a Portugal vai apresentar a infraestrutura da cidade e os aeroportos têm papel fundamental para atrair turistas.

O proprietário da Quadrante Turismo, Durval Ribeiro Júnior, afirmou que Viracopos servirá como uma alternativa importante aos aeroportos de Congonhas e Cumbica (Guarulhos). "Os dois aeroportos já estão saturados e terão um fluxo muito grande de pessoas durante a Copa do Mundo. Viracopos é uma alternativa para quem deseja viajar pelo País" , disse.

Escrito por:

Da Agência Anhanguera de Notícias