Publicado 10 de Janeiro de 2014 - 11h00

Por Maria Teresa Costa

Jorge Franco, torcedor de Portugal, chegará ao Brasil dia 25

Reprodução/Internet

Jorge Franco, torcedor de Portugal, chegará ao Brasil dia 25

O torcedor Jorge Franco, de 43 anos, dono de um hotel na cidade de Setubal, em Portugal, e fanático pela seleção de seu país, vai chegar ao Brasil no dia 25, em Porto Alegre, disposto a pedalar até as 12 cidades-sede da Copa do Mundo e estar dia 16 de junho em Salvador para o primeiro jogo do time português. Na volta, quando passar por Campinas, um grande passeio de bicicleta está sendo programado para homenagear o torcedor que, em 2010, atravessou o continente africano para acompanhar a disputa da Copa do Mundo na África do Sul.

A diretora de Turismo da Prefeitura de Campinas, Alexandra Caprioli, disse que recebeu um pedido especial da federação portuguesa para que Campinas desse assistência a esse torcedor, conhecido como Jorge Amanteigado, que acompanha a seleção por todo lugar. “Estamos contatando os clubes de bikes da cidade e programando um grande passeio de bicicleta pela cidade quando ele chegar. Estamos pensando em camisetas com as bandeiras de Portugal e do Brasil e vamos fazer uma festa nas ruas”, disse.

Torcedor do Benfica, ele acompanha a equipe algumas vezes, mas não abre mão de seguir a seleção portuguesa por todo canto, e há 27 anos segue usando bicicleta. Ele chega um tempo antes do jogo para fazer trajetos. Fez isso na Copa do Mundo na África e desde a Eurocopa de 1996, só perdeu o Mundial no Japão e na Coreia do Sul.

A notoriedade ocorreu em 2010, quando saiu de Lisboa com dois amigos ao volante de um Mercedez com mais de 30 anos com destino ao país sede da Copa.

Veja também

Escrito por:

Maria Teresa Costa