Publicado 31 de Maio de 2013 - 12h11

Siga as dicas e evite o desconforto do inchaço

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Siga as dicas e evite o desconforto do inchaço

É quase natural absorver alguns quilinhos durante as festas de fim de ano. O que não é normal é se olhar no espelho e não se sentir a vontade com seu reflexo. O inchaço pode ser devido a retenção de líquidos do seu organismo, e posicionando-se da maneira correta, você pode eliminá-los e perder até 6 kilos. 

A primeira dica é a base para todo processo de emagrecimento com saúde: beba água! Não é só balela não, é incrível o poder dos bens naturais.  Quanto mais água, mais o rim trabalha e há menos retenção de líquidos. Cheque se está se hidratando corretamente analisando seu xixi. Ele deve ser quase transparente.

O ar também pode se torar um inimigo. Mascar chicletes dilata o abdômen porque faz com que muito ar entre pela boca. A mesma coisa acontece quando chupamos balas, tomamos bebidas gaseificadas, comemos rápido demais ou com a boca aberta.

Alimentos com lactose são os vilões do inchaço. Leite, queijo e iogurte, faça um teste e passe um mês sem ingerir esses alimentos. Depois desse período, inclua-os novamente no cardápio aos poucos, consumindo porções pequenas a cada três ou quatro dias. O mesmo pode ser feito com o sal. O sódio, contido no sal, deixa o corpo inchado. Diminua bastante seu consumo e aumente a ingestão de potássio, presente na banana e no brócolis, por exemplo. Dessa forma, você potencializa a eliminação de  líquidos.|

Você também pode potencializar a eliminação de líquidos praticando exercícios físicos leves diários, como caminhada, ou alternando entre os dias, no caso de musculação, ciclismo etc. 

A drenagem linfática também auxilia e muito neste processo. Mas não é necessário desembolsar uma fortuna em clinicas de estética. Você pode preparar a sua rotina de massagem em casa, seguindo os passos abaixo:

Braços: Aperte com as pontas dos dedos de uma mão o braço contrário, subindo do pulso à axila. Repita três vezes.

Pescoço: Pressione três vezes, por quatro segundos, a região da clavícula.

Joelho: Aperte a parte de trás do joelho com os dedos e faça movimentos circulares. Segure por quatro segundos e repita três vezes.

Bumbum: Pressione, sem apertar muito, a base da coluna vertebral com a palma da mão. Segure por cinco segundos e repita três vezes.

Pés: Com uma bolinha, pressione a planta dos pés com força por quatro segundos. Faça nos dois pés.

Barriga: Com os dedos juntos, pressione a região da cintura em direção à região pélvica. Repita dez vezes de cada lado.

Pernas: Usando o polegar e o indicador, faça oito movimentos de baixo para cima, com pressão leve, em cada face da perna (parte interna, externa, da frente e de trás). Inclua a coxa.

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