Publicado 18 de Setembro de 2013 - 11h56

A espinha é a evolução dos cravos, que surgem por conta da oleosidade da pele

Divugação

A espinha é a evolução dos cravos, que surgem por conta da oleosidade da pele

Não tem jeito, o primeiro contato quando se conhece alguém é o rosto, a troca de olhares. Seu semblante é seu cartão de visitas. Acne, espinhas e cravos quando aparentes são como imãs que chamam a atenção justamente para aquele pontinho que você insiste em tentar esconder. E por mais discreto que olhar possa parecer, a gente sente. Sente que a pessoa está olhando diretamente lá. Justo lá. Dessa forma, como evitar o surgimento da acne?

A pele mais hidratada e limpa está menos suscetível ao aparecimento dos temidos pontinhos negros, que nada mais são que o início da espinha. Os cravos aparecem na pele por fatores como poros obstruídos pelo excesso de oleosidade. A alimentação também colabora para o surgimento das espinhas. Dessa forma, é imprescindível seguir uma rotina de prevenção que certamente amenizará as consequentes aparências:

Leia também

- Aprenda a remover cravos do rosto sem agredir a pele

- Lave o rosto ao menos duas vezes por dia com sabão neutro

Sugestão: Ao levantar, depois do banho e antes de dormir

Foto: Divugação.

Já foi provado que dormir de maquiagem contribui para o envelhecimento precoce da pele e o consequente surgimento de cravos e espinhas

Já foi provado que dormir de maquiagem contribui para o envelhecimento precoce da pele e o consequente surgimento de cravos e espinhas

- Três processos que não podem faltar são: esfoliação, tonificação e hidratação

Sugestão: Conhecidos como ritual de beleza, estes três itens são essenciais para o cuidado com a pele. A esfoliação contribui para remover as impurezas da pele e desobstrução dos poros. Em seguida, tonificar significa aprofundar a limpeza propiciada pelo esfoliante e refrescar a pele, para sua melhor respiração e circulação do sangue, o que faz com que a pele fique mais iluminada. Assim, ele irá fechar os poros do rosto e promover a beleza da pele. Em seguida, o hidratante é parte fundamental do ritual de beleza diário. Opte por um hidratante que não contenha compostos oleosos e aplique diariamente. Quanto ao processo de esfoliação, se sua pele for muito oleosa, pode fazer dia sim dia não, caso seja mais ressecada, opte por realizar a esfoliação uma vez por semana.

- Banhos sempre mornos ou frio, esquece aguá muito quente

Os banhos quentes e demorados retiram todo o sebo natural da nossa pele. Dessa forma, a sugestão é tomar um banho sempre com a temperatura média para fria e não exceder os 10 minutos. 

- Não dispense o protetor solar

Faça sol ou chuva, a aplicação do protetor é fator irremediável para uma pele saudável e a consequente boa aparência. Tanto no rosto quanto nas mãos, ele irá não só proteger contra os raios solares, como evitar o envelhecimento precoce. Qualquer exposição do corpo inteiro, a aplicação não deve ser desconsiderada. Ideal é que se reaplique a cada duas horas.  

- Dormir de maquiagem e com a pele suja Não

Durante o sono, os cuidados de beleza devem ser redobrados. Isso porque é o melhor horário para a pele absorver o hidratante. Portanto, antes de dormir, limpe a pele, retire toda a maquiagem e aproveita para passar hidrante corporal no corpo, hidratante facial no rosto e até fazer uma esfoliação nos pés e mãos e depois hidratá-las.  Aproveite para retirar o desodorante e não esqueça de aplicar o hidratante nesta região também, que é suscetível ao aparecimento de pelos encravados e que mais sofre com produtos que fecham os poros, contribuindo para o escurecimento da pele da região. 

- 2 litros de água já

A água é o melhor isotônico que existe. Suas propriedades naturais contribuem para tudo em nosso corpo, inclusive para hidratação da pele. Vale lembrar que não adiante gastar uma fortuna em produtos de beleza se a hidratação não começar de dentro para fora. Antes de tudo, é preciso estar saudável. 

Veja também