Publicado 22 de Abril de 2013 - 12h07

Resgatar o prazer da relação, tirar o sexo da burocracia e virar cúmplice do seu amor são chaves para uma conquista eterna

Divugação

Resgatar o prazer da relação, tirar o sexo da burocracia e virar cúmplice do seu amor são chaves para uma conquista eterna

Não importa ou o status do seu relacionamento. Seja namoro ou casamento, uma hora ele vai cair na mesmice. Isso não significa que o amor diminuiu. Ao se adaptar a rotina um do outro, é comum o casal deixar um pouquinho de lado seu instinto de conquista. O importante é ter consciência disso e dar a volta por cima com atitudes que surpreendam o parceiro. 

'O tempo passa e o homem se acostuma a mulher e vice versa. Há um pensamento errôneo de que o outro já é seu. Dessa forma, é comum acreditar que não há mais necessidade de encantar o outro, de conquistá-lo. Este é o grande erro do casal, principalmente do homem. Para que uma união aconteça, a conquista tem de ser diária. Um dia inteiro é necessário para uma revitalizada tanto na relação, quanto no sexo. Carinho é condição número um', afirma a sexóloga Juliana De Lucca.

Que há amor a gente sabe. A rotina do casal é a grande vilã para a relação cair na mesmice. Acordar, tomar café, trabalhar, voltar do trabalho, banho, TV, Cama! Inclua algo novo no meio disso tudo! Uma mensagem durante o expediente, convidar o outro para sair, caminhar juntos. Um simples e inesperado bilhete colado na geladeira pode instigar a vontade a dois, garante a psicóloga Luzia Matos. Por isso, listamos algumas dicas abaixo que prometem revigorar sua relação:

Saindo da rotina

- Desligue o botão Trabalho

Nem tudo tem hora e lugar programados para acontecer. Ainda bem! Mas quando o assunto é trabalho o melhor a fazer é deixá-lo no trabalho. Foque na sua vida pessoal quando sair da empresa. Já passamos mais horas mergulhadas nos assuntos profissionais (incluindo um curso de especialização, a aula de inglês) do que cuidando da vida pessoal. E o relacionamento, que entra no segundo pacote, é afetado por essa cruel divisão de tempo. Não apenas porque sobram poucas horas para ele, mas principalmente porque nessas horas restantes, tudo o que queremos é descansar. É ai que mora o perigo. Como mudar isso? Olha só as dicas que encontramos:

- Não discuta com o companheiro por conta do trabalho. Ao invés disso, faça um jogo onde quem falar de trabalho deve compensar o deslize com um "castigo" bem carinhoso;

- Quem chegar primeiro, deixe recadinhos provocantes pela casa, como 'estou com aquela lingerie que você gosta', ou cole em um canto da casa 'me encontre aqui depois do expediente'. Ou ainda se esconda pelos cômodos da casa e avise o parceiro que quando o/a encontrar, ganhará uma surpresa. 

A sexóloga Juliana garante que brincadeiras simples como essas podem recuperar a relação, dar aquele up e ainda contribuir para aumentar significativamente o desejo e a qualidade da relação. 

- Coloque um romantismo no ar

E essa aqui vai para os homens: mulheres PRECISAM de romantismo. Este é um ponto chave para encantar e despertar desejo em qualquer mulher. O ritual de sedução deve ser enfatizado o tempo todo. Enviar flores, fazer uma surpresa, abrir a porta do carro para a companheira. Todas essas coisinhas devem ser inseridas pouco a pouco no dia a dia e não apenas quando o objetivo é 'sexo'.

- Resgate o encantamento

Mulheres, não há forma melhor de começar a provocar seu gato que pedindo uma lingerie de presente para ele. Deixe-o escolher e envie mensagens dizendo que não vê a hora de usá-la com ele.  

Homens, exaltem a beleza de suas mulheres. Dica a ela que está linda, que fica arrasadora com aquela roupa. Apenas reparem.

- Diálogo

Infalível. Um relacionamento que vai mal é um relacionamento sem comunicação. Conversar e se importar com os assuntos do outro é a chave para manter o interesse e compartilhar conquistas e devaneios entre casal. Expor o que está afligindo, sugerir alternativas para mudar é imprescindível numa relação a dois. 

-  Preste auxílio um ao outro

Ajudar o outro nas suas tarefas é condição para um relacionamento. Companheirismo é tudo. Um exemplo é o auxílio do homem na divisão das tarefas em casa. Seja parceiro. É, junto da mulher, que o homem deve construir um lar, tomar conta desse lar, das crianças. E isso ajuda muito na relação, porque a mulher tem a sensação de que ela realmente é uma mulher, explica a psicóloga e sexóloga Tatiana Presser, no programa Encontro, com Fátima Bernardes. 

Vale ressaltar que a individualidade deve ser preservada. Se o casal existe é porque é constituído entre dois elementos, que sozinhos possuem suas respectivas personalidades. O famoso 'somos um' é mais antiga balela quando falamos em casal, formado por 'dois'. Isso não significa que cada qual é dono da sua razão, mas que cada um teve sua cultura, suas histórias e exatamente por isso devem ter suas opiniões respeitadas. Esse é o grande segredo para um relacionamento estável e duradouro. Com respeito, tudo pode ser alcançado. 

Veja também