Publicado 12 de Agosto de 2013 - 18h20

Jogadores comemoram terceiro gol contra Lajeadense-RS; matemático aponta time de Lajeado-RS como principal concorrente por vaga com Botafogo

Rogério Moroti/Agência Botafogo

Jogadores comemoram terceiro gol contra Lajeadense-RS; matemático aponta time de Lajeado-RS como principal concorrente por vaga com Botafogo

A vitória contra o Lajeadense-RS por 3 a 0 no último sábado (10), no estádio Santa Cruz, fez ressurgir as esperanças do Botafogo na luta pela classificação e também provocou uma mudança nos cálculos matemáticos das chances de cada time do grupo A8 na Série D do Campeonato Brasileiro.

Até a última semana, o Tricolor tinha números inferiores a 8% de possibilidades para avançar, porém a situação agora é outra. De acordo com o estatístico Marcelo Leme de Arruda, graduado e pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e criador do site Chance de Gol, o Pantera possui agora 30,5% de chances de seguir vivo no torneio Nacional. Com 9 pontos, o time do técnico Ivan Baitello chegou pela primeira vez à zona de classificação e ocupa atualmente a 2ª colocação.

Ainda segundo as contas feitas pelo matemático há apenas uma vaga em disputa na chave. O Londrina-PR, líder com 13 pontos, já está 100% garantido na segunda fase da Série D. Mesmo atrás do Pantera na classificação e com um ponto a menos, o Lajeadense-RS é o segundo time com mais chances de garantir a última vaga do grupo A8 com 45,7%. O Metropolitano-SC, com 7 pontos, possui 18,3% e o J. Malucelli-PR, com 6, está na pior situação com 5,5%.

Um dos fatores que explicam porque o time de Lajeado-RS tem mais chances matemáticas do que o Botafogo é que o adversário fará dois jogos até o final da primeira fase. Já o Tricolor irá folgar no final de semana e só voltará a atuar na última rodada, no duelo contra o Metropolitano-SC, no dia 25 de agosto, às 16 horas, em Blumenau-SC. “Temos agora 15 dias para trabalhar, focar de novo esse grupo e aproveitar o período para recuperar os atletas. Nesse final de semana vamos ficar na torcida para que o Lajeadense-RS não vença o seu jogo e isso seria muito bom para o Botafogo”, ressaltou o técnico Ivan Baitello.

Neste domingo (18), às 15h30, o Londrina-PR receberá em casa o J. Malucelli-PR, enquanto que 30 minutos depois começará o duelo entre Lajeadense-RS e Metropolitano-SC, em Lajeado-RS. As melhores combinações de resultados para o Tricolor seriam uma vitória do Londrina-PR ou um empate, já na partida seguinte as melhores alternativas seriam um empate em primeiro lugar ou vitória do time de Blumenau-SC.

Se essas projeções se confirmarem, o Botafogo chegaria à última rodada dependendo apenas das próprias forças. “São cinco jogos que já estamos sem perder e isso mostra que alguma coisa esse time tem. Acreditamos muito nessa classificação e vamos contar sempre com a força da torcida”, disse o volante César Gaúcho.

Doni

Aos 33 anos, Doni anunciou que irá se aposentar do futebol por causa dos problemas cardíacos. O agora ex-jogador passou por nova bateria de exames que comprovaram os riscos que ele poderia voltar a sofrer se atuasse novamente. Em julho de 2012, o goleiro teve uma parada cardiorrespiratória e chegou a ficar 25 segundos desacordado. “Deus não quer que eu jogue mais futebol. Deixar o futebol me entristece, sobretudo porque meu filho Nicholas sempre quis me ver em campo”, afirmou Doni à Agência Estado.

Mesmo sem receber salários, Doni havia assinado contrato com o Botafogo até 22 de maio do ano que vem. Esse vínculo será rompido, mas o ex-goleiro não deverá se afastar do Pantera. “Se ele não tem condições de jogo não há como mantermos contrato com um jogador que está se aposentando. Tínhamos esperança de que o quadro dele revertesse, mas ele vai seguir nos ajudando nos bastidores com negociações de atletas”, garantiu o presidente Gustavo Assed Ferreira.

Confira as chances de classificação dos times do grupo A8:

Londrina-PR - 100%

Lajeadense-RS - 45,7%

Botafogo - 30,5%

Metropolitano-SC - 18,3%

J.Malucelli-PR - 5,5%

Margem de pontuação para garantir uma vaga:

9 pontos - 0%

10 pontos - 7,1%

11 pontos - 60,2%

12 pontos - 77,3%

13 pontos - 100%

Fonte: Site Chance de Gol