Publicado 11 de Agosto de 2013 - 13h11

César Gaúcho subiu mais que o marcador para ganhar disputa de cabeça e marcar o primeiro gol da vitória do Botafogo

Rogério Moroti/Agência Botafogo

César Gaúcho subiu mais que o marcador para ganhar disputa de cabeça e marcar o primeiro gol da vitória do Botafogo

Pela primeira vez desde o início da Série D do Brasileiro, o Botafogo chegou à zona de classificação à segunda fase. O time saltou da lanterna para a segunda colocação do grupo A8 com a vitória por 3 a 0 contra o Lajeadense-RS neste sábado (10), no estádio Santa Cruz.

Os gols da vitória do Tricolor foram anotados por César Gaúcho, Alex Silva e Caio Gardim. A equipe do técnico Ivan Baitello chegou a cinco jogos seguidos sem derrotas (duas vitórias e três empates) e voltou à luta por uma vaga na sequência da competição. No outro jogo da chave, O Londrina-PR surpreendeu o Metropolitano-SC, em Blumenau e venceu por 2 a 1. Este resultado manteve o time paranaense na liderança com 13 pontos e o garantiu matematicamente na próxima fase.

No próximo domingo (18), às 15h30, o Londrina-PR recebe no estádio do Café o J. Malucelli-PR. Já às 16 horas, Lajeadense-RS e Metropolitano-SC buscam a reabilitação, em Lajeado-RS. O Pantera folga na próxima rodada e só voltará a atuar no dia 25 de agosto, às 16 horas, no duelo final contra o Metropolitano-SC, na casa do adversário.

Ao Botafogo resta torcer para que o Londrina-PR não seja derrotado e que aconteça um empate entre Lajeadense-RS e Metropolitano-SC.

O jogo

O duelo começou truncado, com muita vontade dos atletas e pouca bola no chão. As duas equipes apresentaram dificuldades para progredir em campo e esbanjaram do direito de errar passes.

Os visitantes apostaram em lançamentos longos para surpreender, mas o goleiro Fábio foi mais esperto que os atacantes adversários. Se com a bola rolando o Tricolor não conseguia jogar, a solução foi buscar a jogada de bola parada. Leandro fez o levantamento na área e César Gaúcho subiu mais que os defensores para cabecear para o fundo do gol.

Em vantagem no placar, o Pantera ganhou mais tranquilidade e passou a dominar as ações. Leandro começou a jogada, a bola passou por Caio Gardim e Alemão até chegar a Alex Silva. O lateral chutou torto, mas a bola desviou em Mineiro e enganou o goleiro Eduardo Martini, que só acompanhou a bola morrer no fundo da rede.

Em um dos poucos cochilos da defesa botafoguense, Henrique aproveitou para testar forte no canto direito, mas Fábio se esticou todo para fazer um verdadeiro milagre e evitar o primeiro gol do time de Lajeado-RS.

Já no segundo tempo, Alemão teve a grande chance de aumentar o marcador. Fernando lançou o volante na grande área, ele tentou bater de primeira e errou o alvo. O Pantera cuidou para não se expor demais e fechou os espaços para não permitir que o Lajeadense-RS esboçasse uma reação.

Com tranquilidade, Fernando avançou pela ponta esquerda e deu passe perfeito para Caio Gardim. O prata da casa pegou de primeira na bola e estufou a rede, sem dar chances a Eduardo Martini. Caio Gardim ainda quase marcou um gol de placa ao deixar quatro marcadores para trás e concluir com perigo em cima da marcação.

Ficha técnica

3 BOTAFOGO

Fábio; Alex Silva, Igor, Henrique Mattos e Fernando; César Gaucho (Guilherme Alemão), Alan Mota, Alemão e Juninho; Leandro (Fábio Gama) e Borebi (Caio Gardim). Técnico: Ivan Baitello.

0 LAJEADENSE-RS

Eduardo Martini; George, Júlio Santos (Moisés), Léo San e Mineiro; Ramon (João Felipe), Henrique, Léo e Júnior (Leandro); Bruno Paulo e Josimar. Técnico: Flávio Campos.

Campeonato Brasileiro Série D 2013 – Grupo A8

Árbitro: Dyorgines José Padovani de Andrade-ES

Local: estádio Santa Cruz

Gols: César Gaúcho, aos 23’/1ºT, Alex Silva, aos 32’/1ºT, Caio Gardim, aos 32’/2ºT (Botafogo);

Cartões amarelos: Leandro, Alemão, César Gaúcho e Fábio (Botafogo); Júlio Santos e Ramon (Lajeadense-RS);

Público: 1.266 pagantes

Renda: R$ 10.205,00