Publicado 10 de Agosto de 2013 - 5h00

Protesto

Pedro Augusto Messias Vieira

Universitário, Campinas

Gostaria de declarar que os manifestantes que ocuparam a Câmara Municipal de Campinas me representam, tem todo o meu apoio e respeito. É através da luta que direitos foram conquistados, que podemos vencer a barreira que até então separa o povo da maneira de se conduzir a cidade. Isso prova que é possível expressar a voz das ruas dentro dos lugares certos e para as pessoas que devem nos ouvir. Infelizmente, haverá críticas enviesadas e reducionistas, mas enquanto o povo está unido e forte, nada pode deter a vontade de revolucionar esse sistema político que beneficia alguns em detrimento de toda a população. Por isso, meus parabéns aos manifestantes, eles fizeram valer um direito que sempre foi deles: ter voz.

Caos

Mário Sérgio Santos Rodrigues

Téc. em telecom, Campinas

No dia 8/8, cheguei em casa e liguei a TV no telejornal da região. Fiquei assustado com o caos em Campinas. Polícia Civil em greve; Guarda Municipal paralisada; quebra-quebra na Câmara Municipal; motoristas e cobradores de ônibus parados; Emdec em greve e o Conselho Tutelar atendendo literalmente na rua, pois o prédio que sedia o atendimento dos conselheiros estava totalmente sem condições de utilização. Campinas está totalmente desgovernada! Onde está o prefeito?

Emdec

Ubiratan Parada

Aposentado, Campinas

Concordo com as manifestações dos “amarelinhos” junto à população por melhores salários. Agora, a quebradeira em qualquer das manifestações é um absurdo e o próprio fotógrafo do Correio Popula, no dia 8/7, flagrou um dos baderneiros em frente a um tambor, em que se identifica a calça, camiseta, o calçado e ainda o perfil do manifestante. Em outra foto, aparece com uma cadeira quebrando os móveis, os quais nós pagamos. Ora, agora essas reivindicações de “participação de lucro” são criminosas, pois eu acreditava que a Emdec serviria para orientar e não era visador de lucro. Porém, essa indústria da multa vai aterrorizar os motoristas, pois estaremos nas mãos dessa quadrilha. Sr. prefeito, coloque essa quadrilha na rua, não permita que nós eleitores vejamos mais uma administração saqueando o povo.

Papa

Werner Schmutzler

Aposentado, Campinas

De perfil carismático, empolgou porque transmitiu esperança, e não bateu nas mesmas teclas como os demais. De fala pausada e mansa, contrastou com a empáfia da presidenta, que aproveitou para fazer propaganda do seu governo. Só não investiu contra os inimigos imaginários (em geral os EUA) como fazem seus aliados na América Latina, e faziam os dirigentes comunistas do ex-Leste Europeu. Esperamos novas mudanças, para a Igreja se adequar aos tempos modernos.

Ônibus

Carla Brusetti

Estudante, Campinas

Aconteceram em Campinas mais dois acidentes com ônibus de transporte coletivo. (...) Volto a dizer, quem utiliza esse transporte em Campinas corre perigo pois os motoristas são imprudentes, correm demais. (...)Precisamos de fiscalização mais rigorosa. Como querem que as pessoas utilizem o transporte público se não podem confiar nele? (...)

Trânsito

Gyovanna Hingrid E. dos Santos

Estudante, Campinas

Com a ampliação do Aeroporto de Viracopos, o trânsito de veículos que circulam diariamente está formando um grande caos, que exige muita paciência tanto dos moradores da região quanto dos passageiros. (...). É necessário, que se amplie a rodovia ou que se viabilize urgentemente um transporte para atender a multidão antes da Copa ou algum evento de grande porte. (...)

Roldan-Roldan 1

Antonio Morey

Adm. de empresas, Paulínia 

O artigo do sr. Roldan-Roldan publicado em 6/8, no Correio, envereda pelos mais absurdos argumentos que tenho lido a respeito das manifestações ocorridas no Brasil. Ao assumir a mesma postura do governo federal, creditando os males do Brasil ao PSDB ou às “elites”, ele revela sua total ignorância não só sobre o que ocorreu no Brasil como também no mundo, onde países liberais ostentam os mais altos graus de desenvolvimento e bem-estar social, ao contrário dos “socialistas” ou “bolivarianos”, onde o obscurantismo político e o autoritarismo ditam as ordens. Ele se esquece (ou finge esquecer) que Lula e cia. estão há dez anos no poder e os protestos jamais poderiam atingir a era FHC, como ele quer fazer crer. Seu artigo parece, aliás, produzido pela máquina petista para desviar a atenção da falta de um programa de governo, mal do qual o Brasil padece desde 2003 (…).

Roldan-Roldan 2

Nelson Luiz Neves Barbosa

Eng.-agrônomo, Campinas

Sempre apreciei os artigos de R.Roldan, mas neste último 'E aí Brasil? ' me decepcionei pelo ataque ao PSDB. Não gosto do PSDB e de nenhum partido e muito menos de 99% dos políticos atuais, mas se é para priorizar um partido, para falar mal, fico 10 x 0 com o PT, que é muito mais sujo, mentiroso e podre no tocante às fraudes, negociatas, falcatruas, à impunidade, à farsa da Justiça como cita em seu artigo. E quanto a ética, a moral ao patriotismo? O PT nem sabe o que é isso! E que reformas político-sociais o PT fez? O PT é sim muito incompetente, basta ver o PIB, a inflação, o estouro da dívida interna e a mentira sobre a dívida externa, e principalmente a baixa qualidade de vida do brasileiro, oprimido pelas escorchantes taxas e impostos e enganados pelos péssimos serviços do governo. PT nunca mais.

Justiça

Eliana França Leme

Psicóloga, São Paulo

Ministro Cardozo, é preciso desenhar para mostrar que o sr. é ministro da Justiça do Brasil e não militante do PT? No momento que faz ironias ao dizer que “eles estão com os nervos à flor da pele por razões que desconheço”, pode-se deduzir que não desconhece tais razões. Afinal, há o costumeiro jeito petista de fazer política: com falsos dossiês, com desrespeito às leis eleitorais e tantas outras ilicitudes. Levam bem a sério o que prometeram, através de dona Dilma: que fariam o diabo para vencer as eleições. Ministro da Justiça que se desse ao respeito não faria comentários dessa natureza e atenderia ao apelo do governador Alckmin para ter acesso a documentos da investigação sobre o cartel de trens. Quais seriam mesmo os motivos?