Publicado 27 de Agosto de 2013 - 5h00

Por Marita Siqueira

O pianista Luiz Guilherme Pozzi é mestre em música erudita pela Universidade Estadual de Campinas (unicamp)

Divulgação

O pianista Luiz Guilherme Pozzi é mestre em música erudita pela Universidade Estadual de Campinas (unicamp)

O pianista Luiz Guilherme Pozzi realiza nesta terça-feira (27), às 20h, um recital no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas, com obras de Beethoven, Chopin, Schubert e Prokofiev. Promovido pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA), o concerto foi programado de modo a contemplar diferentes períodos da história da música erudita, apesar da pouca distância de tempo entre eles.

A apresentação abre com 32 Variações em Dó Menor, de Ludwig van Beethoven (1770-1827), uma sonata composta na década de 20 do século 19. “É bem clássica, apesar de ter um espírito romântico”, explica Pozzi. O romantismo, explica ele, é o contexto adequado para a peça seguinte, Grande Valsa Brilhante Op. 18; Noturno Op. 48 n.1; Balada n.4, Op. 52, de Frédéric Chopin (1810-1849). “Obras pianísticas, como a gente costuma dizer, com muito virtuosismo na execução”, conta.

Segunda parte

A segunda parte do programa tem Franz Schubert (1797-1828), autor de Der Müller und der Bach; Gretchen am Spinnrade, peça que exige muito do intérprete, de acordo com Pozzi. Para encerrar, Sonata n 7, Op. 83 (I Allegro Inquieto, II Andante Caloroso, III Precipitato), de Serguei Prokofiev (1891-1953). “É uma das mais importantes obras do século 20, inspirada na Segunda Guerra Mundial. Trágica e dramática”, afirma.

Biografia

Natural de Cornélio Procópio, no interior do Paraná, Luiz Guilherme Pozzi começou a estudar piano somente aos 12 anos, mas desde o princípio mostrou que teria um futuro promissor. No Brasil, ganhou alguns prêmios que o conduziram à Alemanha, em 2003, quando foi classificado em primeiro lugar, com a nota máxima, na prova de admissão da Escola Superior de Música de Freiburg (Alemanha).

Mestre em música erudita pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com uma pesquisa sobre a obra do compositor contemporâneo Harry Crowl, Pozzi mora em São Paulo e atua pelo País como solista.

Agende-se

O quê: recital com o pianista Luiz Guilherme Pozzi

Quando: nesta terça-feira (27), às 20h

Onde: Teatro Municipal José de Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n, Vila Industrial, Campinas, fone: 3272-9359)

Quanto: R$ 60,00

Escrito por:

Marita Siqueira