Publicado 23 de Agosto de 2013 - 21h52

Por Da redação

Serão oferecidas as vacinas do calendário básico infantil

Sérgio Masson/Gazeta de Ribeirão

Serão oferecidas as vacinas do calendário básico infantil

O Ministério da Saúde inicia neste sábado (24) uma campanha nacional para a atualização da caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. O programa Vacinação em Dia se estende até a próxima sexta-feira (30). Serão oferecidas as vacinas do calendário básico infantil, como BCG (tuberculose), hepatite B, penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenzae (tipo B), poliomielite, rotavírus, pneumocócica, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).

Em Campinas, são 79 postos de vacinação durante a campanha. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal das crianças do município, além de manter a eliminação do sarampo e da poliomielite.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Maria do Carmo Ferreira, é importante que os pais levem as crianças, pois até os 5 anos são muitas as vacinas que devem ser administradas.

“Isso pode confundir os pais e os atrasos acabam acontecendo”, afirmou. Em 2012, primeiro ano da ação de atualização da caderneta, foram avaliadas mais de 33 mil carteiras de vacinação e aplicadas 6 mil vacinas.

A população de menores de 5 anos em Campinas é de 68.140 crianças.

Além dos postos de saúde, quatro postos volantes, localizados no DIC 5 e nos jardins Florence, Telesp e Santa Lúcia, também oferecerão o serviço de atualização.

A lista dos centros de saúde e dos quatro postos volantes que aplicarão a vacina estão no site da Prefeitura de Campinas, na página da Secretaria de Saúde (www.campinas.sp.gov.br), e disponíveis pelo telefone 156.

Escrito por:

Da redação